Publicações

7 registro(s) - Pg 1 de 1



  • Título: Imunizações do Trabalhador: Importância e Desafio
    Tipo: Artigo
    Autor pessoal: Marcelo Pustiglione
    Autor corporativo: Marcelo Pustiglione
    Ano: 2016
    Paginação: 32 à 35
    Editora: magic RM Comunicação Estrategica
    Volume: 9
    Idioma: Português
    Resumo: Em relação ao binômio " saúde / doença", a atividade laboral nunca é neutra, podendo favorecer tanto uma quanto a outra, e sob esta perspectiva é que devem ser analisados os riscos relacionados à participação no emprego. Do ponto de vista técnico e legal são considerados fatores de risco para a segurança e saúde no trabalho os agentes químicos, físicos, biológicos, biomecânicos, psicossociais e geradores de acidentes. Os especialistas dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho(SESMT), tem como missão identificar riscos ocupacionais e elaborar dois programas : Um de gestão de risco visando minimiza - los até elimina- los (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA) e outro de gestão da saúde por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos da saúde decorrentes dos agentes identificados e ainda presentes no trabalho( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO)

  • Título: Imunização do Trabalhador: Importância e desafios
    Tipo: Artigo Científico
    Autor pessoal: Marcelo Pustiglione
    Autor corporativo: Marcelo Pustiglione
    Ano: 2016
    Paginação: 32 a 35
    Editora: Magic RM Comunicação Estratégica
    Volume: 9
    Idioma: Português
    Resumo: Em relação ao binomio " saúde / doença", a atividade laboral nunca é neutra, podendo favorecer tanto uma quanto a outra, e sob esta pespectiva é que devem ser analizados os riscos relacionados à participação no emprego. Do ponto de vista técnico e legal são considerados fatores de risco para a segurança e saúde no trabalho os agentes químicos, físicos, biológicos, biomecanicos, psicossociais e geradores de acidentes. Os especialistas dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho(SESMT), tem como missão identificar riscos ocupacioais e elaborar dois programas : Um de gestão de risco visando minimiza - los até eliminá- los(Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA) e outro de gestão da saúde por meio de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos da saúde decorrentes dos agentes identificados e ainda presentes no trabalho( Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO)

  • Título: 1º Boletim Quadrimestral do Estado de São Paulo sobre os Agravos à Saúde dos Trabalhadores – SINAN - SUS
    Tipo: Boletim
    Autor pessoal: Ana Cristina A. Martim; Cesar Patta; José Carlos do Carmo; Marcelo Pustiglione; Rosemairy Norye Inamine; Silvana Tognini; Susi M. C. Quevedo
    Autor corporativo: SES-SP - CCD- CVS- DVST-Cerest Estadual
    Ano: 2015
    Paginação: 1 - 24
    Editora: Projeto gráfico e editoração eletrônica - José Carlos do Carmo; Marcelo Pustiglione; Rosemairy Norye Inamine; Simone Alves dos Santos
    Volume: 1º
    Idioma: Português
    Resumo: Boletim elaborado em Edição Especial 28 de abril de 2015 - em memória ao Dia Internacional às Vítimas de Acidentes de Trabalho, com ênfase nas notificações dos agravos dos acidentes de trabalho graves e fatais; acidentes de trabalho em crianças e adolescentes; acidentes de trabalho com exposição a material biológico e rede sentinela.

  • Título: Perda Auditiva Induzida por Ruído - Pair - Orientações Técnicas para a Notificações no SINAN
    Tipo: Manual
    Autor corporativo: Dvst-Cerest Estadual
    Ano: 2017
    Paginação: 5-46
    Editora: Centro de Produção e Divulgação Cientifica (CPDC/CCD/SES-SP) - Imprensa Oficial S/A – Imesp
    Volume: 1
    Idioma: Português
    Resumo: Orientar e instrumentalizar as equipes dos serviços de saúde para a notificação no Sinan dos casos de Perda Auditiva Induzida por Ruído (Pair), contando com as bases legais existentes, Protocolo de Pair do Ministério da Saúde, Manual de Doenças Relacionadas ao Trabalho e Manual Sinan.

  • Título: Protocolo Clínico 1: O Trabalhador Rural em Atividades de Cultivo - Protocolo Clínico para Trabalhador Rural e Urbano em Trabalho Pesado e a Céu Aberto no Estado de São Paulo
    Tipo: Manual
    Autor pessoal: Marcelo Pustiglione e Silvana Tognini
    Ano: 2017
    Paginação: 7 - 68
    Editora: Centro de Produção e Divulgação Cientifica (CPDC/CCD/SES-SP) - Imprensa Oficial S/A – Imesp
    Volume: 1
    Idioma: Português
    Resumo: Como em toda e qualquer atividade laboral, no processo e ambiente de trabalho rural são identificados agentes específicos (elementos ou circunstâncias) potencialmente causadores de sofrimento, danos à saúde e à integridade física do trabalhador. Em decorrência, muitos trabalhadores ficam incapacitados para o trabalho e até morrem. Para interromper este ciclo “processo/ambiente de trabalho – doença – morte” é necessário identificar, o mais precocemente possível, os fatores de risco para doenças ocupacionais e identificar e notificar os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, viabilizando a implantação de medidas de controle e prevenção que visem agregar segurança ao processo/ambiente de trabalho, transformando-o num agente de saúde em toda a sua plenitude. Para tanto, faz-se necessário e urgente estruturar um sistema de vigilância em saúde desta categoria de trabalhador, como definido nas legislações vigentes, visando a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processo produtivos. Esta publicação tem por objetivo identificar os principais agentes de risco ocupacional da categoria selecionada e as doenças e agravos decorrentes, de forma a facilitar o estabelecimento do possível nexo laboral pelos profissionais da rede de atenção básica que, desta forma, poderão notificar adequadamente no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) e, quando for o caso, comunicar o acidente ou doença do trabalho à Previdência Social, além de dar encaminhamento adequado ao caso.

  • Título: Diretrizes para Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho
    Tipo: Manual
    Autor pessoal: Fátima Sueli Neto Ribeiro
    Autor corporativo: MINISTÉRIO DA SAÚDE. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA)
    Ano: 2012
    Paginação: 187
    Editora: Inca
    Idioma: Português
    Resumo: O Instituto Nacional do Câncer publicou estas diretrizes com o objetivo de subsidiar as ações da assistência e vigilância realizadas pelas instâncias competentes do Sistema Único de Saúde (SUS), visando organizar, sistematizar e disponibilizar os diversos procedimentos para registro, acompanhamento e intervenção voltados para o câncer decorrente do trabalho.

  • Título: Dor Relacionada ao Trabalho
    Tipo: Manual
    Autor corporativo: Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador
    Ano: 2012
    Paginação: 68
    Editora: Editora do Ministério da Saúde
    Volume: Série A. Normas e Manuais Técnicos
    Idioma: Português
    Resumo: Objetivando instrumentalizar os profissionais no atendimento aos trabalhadores com suspeita de agravos à saúde relacionados ao trabalho, o Ministério da Saúde publicou o Protocolo Dor Relacionado ao Trabalho, cujo objetivo é fornecer orientações para a identificação e notificação dos casos de Lesões por Esforços Repetitivo/Distúrbios Ósteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), bem como oferecer subsídios aos órgãos de vigilância para intervenções nos ambientes de trabalho.