Notícias

CVS e SUCEN criam Grupo Técnico Interinstitucional visando intensificar medidas integradas de controle do Aedes aegypti

14/10/2016


Objetivando intensificar o planejamento, avaliação e fomento de ações integradas dos serviços municipais e regionais de vigilância sanitária e de controle de vetores para eliminar ou reduzir situações propícias aos criadouros do Aedes aegypti no Estado de São Paulo, o CVS e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) criaram um Grupo Técnico Interinstitucional, composto por profissionais de ambas instituições.

Com a disseminação no território brasileiro de novas arboviroses de notória preocupação e incertezas em termos de saúde pública, como a Zika e a Chikungunya, além do quadro epidêmico da já estabelecida Dengue, ganha extrema relevância o controle integrado de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão destas doenças, inclusive para o enfrentamento da microcefalia.

Neste contexto, o grupo ainda buscará avaliar cenários de risco para proliferação do mosquito associados às condições de saneamento do meio, de salubridade das edificações e daqueles relacionados a fatores comportamentais da população, propondo medidas de controle interinstitucionais. Clique aqui para acessar a Portaria Conjunta CVS-SUCEN nº 5/2016.