Notícias

CVS promove o 2º Seminário Estadual sobre o Amianto – Disponibilizado as apresentações

17/05/2017


O CVS, através da DVST-Cerest Estadual, promoveu no dia 10 e maio de 2017 o 2º Seminário Estadual sobre o Amianto. As implicações para a saúde pública decorrentes da exposição ao amianto foi o tema deste Seminário, que discutiu o risco à saúde relacionado à utilização do amianto e apresentou as ações empreendidas pelos órgãos públicos para o cumprimento da Lei nº 12.684/07.

No Seminário foi apresentada o “Programa de Vigilância à Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Amianto no SUS” pela Coordenadora Estadual de Saúde do Trabalhador, Simone Alves dos Santos.

O evento contou também com a participação dos procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), Dr Luciano Lima Leivas e a Dra Marcia Cristina Kamei López Aliága, que apresentaram o “Programa Nacional de Banimento do Amianto do MPT”.

Dr Luciano Lima Leivas - Apresentação 1 e Apresentação 2

Dra Marcia Cristina Kamei López Aliága - Apresentação

O Dr Eduardo Algranti expôs o “Projeto multidisciplinar sobre os efeitos na saúde da exposição ocupacional ao asbesto no Brasil” da Fundacentro em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.

E os representantes da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, Sr Elieser João de Sousa e a ex-auditora do Ministério do Trabalho Fernanda Gianassi, além de abordarem sobre o “Panorama mundial na luta pelo banimento do amianto”, comentaram sobre a audiência pública - Utilização do Amianto no Brasil, na Comissão de Direitos Humanos, ocorrida na mesma semana do Seminário Estadual.

Dra Fernanda Gianassi - Apresentação 1 e Apresentação 2

O evento contou com a participação de 120 técnicos das vigilâncias municipais, regionais, Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e ex-trabalhadores expostos ao amianto.

Simone Alves dos Santos - Diretora Técnica de Saúde - DVST/Cerest Estadual - CVS

Dr Luciano Lima Leivas - Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT)

Dra Marcia Cristina Kamei López Aliága - Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT)

O Dr Eduardo Algranti - Fundacentro

Sr Elieser João de Sousa - Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto

 Dra Fernanda Gianassi - Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto -  Ex-Auditora do Ministério do Trabalho

Plateia do evento