Notícias

Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa o resultado das inspeções deflagradas em indústrias envasadoras e no comércio varejista de azeite e óleo misto

27/07/2017


Após o recebimento de denúncias, o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) realizou inspeção em empresas envasadoras de óleo composto e azeite de oliva no período de março a julho de 2017, e também, no comércio varejista.

Durante o processo de fiscalização, foi evidenciado que as empresas comercializavam os produtos “óleo de soja” e ou “óleo misto” identificados na rotulagem como “azeite de oliva extra virgem”, “azeite de oliva virgem” ou “tempero português elaborado com azeite de oliva”, induzindo o consumidor a engano quanto à verdadeira composição.

Além disso, os produtos foram fabricados, em alguns casos, por empresas clandestinas, sem o cumprimento de requisitos mínimos de boas práticas de fabricação, e ainda, com o uso de azeite de oliva virgem tipo lampante, o qual só pode ser utilizado como óleo comestível após processo de refino.

Desta forma, não só os produtos foram interditados, como também as empresas tiveram as atividades de fabricação e venda suspensas.

Todas foram reinspecionadas pela vigilância sanitária e liberadas somente após declararem que somente fabricarão óleo composto ou misto (mistura de azeite de oliva e óleo de soja ou outros óleos vegetais).

Alertamos os consumidores a verificarem no rótulo a concentração de azeite de oliva da mistura, que deve ser expressa em ordem decrescente de proporção na composição do produto. Exemplo: Óleo Misto de Soja e Azeite de Oliva (15%).

  

EMPRESA

MARCAS

DATA E RESULTADO DA INSPEÇÃO

LIBERAÇÃO

Olivenza Indústria de Alimentos LTDA - Mongaguá/SP

Malaguenza, Olivenza, Torre de Quintela, Oliveira D´ouro, Estrela da Beira e Coliseu

25/04/17: Interdição da empresa

06/06/17

Natural Óleos Vegetais e Alimentos - Cajamar/SP

 

Lisboa, Platina e Tondela

26/05/17: Interdição da empresa

27/06/17

Olima Indústria de Alimentos- Itaquaquecetuba/SP

Faisão Real e Quinta da Boa Vista

02/06/17: Interdição da empresa

13/07/17

La Famiglia Alimentos Ltda - Santana de Parnaíba/SP

Casablanca, Santa Isabel, Dom Alves, Dom João, Don Leon, Baronesa, Dom Gameiro

29/06/17: Interdição da empresa

25/07/17

Paladar Importação Comércio e Representação de Produtos Alimenticios Eireli - Santana de Parnaíba/SP

Figueira da Foz, Almeirim, Dolagar, Olivas de Almeirim

27/06/17: Interdição da empresa

27/07/17

Cia Brasileira de Distribuição/ Pão de Açúcar

Ondoliva

25/07/17: Interdição dos produtos “Condimento preparado de azeite de oliva e óleo de girassol sabor manteiga” e “Condimento preparado de azeite de oliva e vinagre balsâmico”

 

   

           

 Destacamos que todas as empresas liberadas serão monitoradas e outras ainda serão fiscalizadas.