Notícias

Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador

07/12/2017


   O Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador promovido pelo Cerest Regional Araraquara em parceria com o Cerest Estadual e GVS XII foi destinado aos técnicos e interlocutores em saúde do trabalhador da vigilância sanitária dos 24 municípios de abrangência do Cerest Regional, com o objetivo de capacitá-los frente às ações desenvolvidas em saúde do trabalhador.

   O curso se desenvolveu durante o mês de novembro e foi distribuído em três módulos nos dias 09, 24 e 30 no Centro de Formação – Cefor SUS na cidade de Araraquara.

   No primeiro módulo foi realizada a identificação e integração do grupo, após esse momento se deu início a palestra “A saúde do trabalhador no SUS” ministrada por Márcia Tiveron – Diretora Técnica de Saúde da DVST - Cerest Estadual, “Apresentação do SISRAAT – Sistema de Rastreamento dos Acidentes do Trabalho” ministrada por Marli Cristina Gianasi do Cerest Regional e “Bases legais para atuação em Saúde do Trabalhador e Procedimentos Administrativos em VISAT” ministrado por Waldemar José Azevedo – Técnico do GVS de Mogi das Cruzes. A troca de experiências sobre os temas apresentados completou o módulo de forma bastante produtiva.

   No segundo módulo, a palestra “Mapeamento participativo” foi ministrada por Raul Borges Guimarães – Professor do Departamento de Geografia da UNESP de Presidente Prudente.

   No terceiro dia, último módulo, as palestras “Diretrizes Básicas para a ação de Vigilância em Saúde do Trabalhador” foi ministrada por Simone Alves dos Santos – Coordenadora Estadual de Saúde do Trabalhador e “Investigação de Acidente de Trabalho e Princípios para a eliminação, minimização ou controle da exposição às condições de risco” ministradas por Alessandro José Nunes da Silva – Técnico de Segurança do Trabalho do Cerest de Piracicaba.

   O objetivo do curso, capacitar os técnicos e interlocutores em saúde do trabalhador da vigilância sanitária frente às ações desenvolvidas em saúde do trabalhador, foi atingido.  A partir da compreensão de que a capacitação é um processo, as próximas etapas envolverão temas específicos trazidos pelos profissionais a partir de suas práticas.

.

 

 

   PROFISSIONAIS DAS VIGILÂNCIAS SANITÁRIAS DA REGIÃO DE ARARAQUARA