Notícias

2º Seminário Internacional Brasil sem Amianto

29/05/2018


O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) participa do 2º Seminário Internacional Brasil sem Amianto: uma abordagem da Saúde do Trabalhador

 

Nos dias 15 a 19 de maio aconteceu em São Paulo o 2º Seminário Internacional Brasil sem Amianto: uma abordagem da Saúde do Trabalhador e o III Encontro dos Familiares e Vítimas.

O evento reuniu em São Paulo diversos especialistas e estudiosos do tema para debater o futuro da substância no país, a partir das últimas decisões judiciais favoráveis ao seu banimento na indústria nacional, incluindo a decisão no Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da lei paulista nº 12.684/2007.

 

Durante a mesa de discussões sobre vigilância nos locais de trabalho, a diretora técnica da DVST-Cerest EstadualSimone Alves dos Santos, destacou a trajetória do banimento do amianto no Estado de São Paulo, a partir das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador desenvolvidas pelas equipes de Vigilância Sanitária e CEREST.

 

A exposição “Amianto: do Uso Controlado ao Banimento”, organizada pelo CVS, ficou exposta durante todo o evento. Composta por imagens fotográficas que remetem à trajetória da eliminação do amianto nos processos de produção e consumo no Estado de São Paulo, a exposição traz os registros que documentam as ações de VISAT desenvolvidas nas indústrias usuárias de amianto e no comércio de material de construção, por equipes interinstitucionais compostas por profissionais de Vigilância Sanitária, CEREST e Ministério do Trabalho/SP.

 

A sequência de fotografias compõe uma coletânea sobre a prática de VISAT e, neste caso específico, possibilitou construir a memória do banimento do amianto no Estado.

 

Para saber mais sobre o evento, acesse o link: http://brasilsemamianto.com.br/