Notícias

CVS participa do 2º Seminário Internacional Brasil sem Amianto: uma abordagem da Saúde do Trabalhador

29/05/2018


De 15 a 19 de maio aconteceu em São Paulo o 2º Seminário Internacional Brasil sem Amianto: uma abordagem da Saúde do Trabalhador e o III Encontro dos Familiares e Vítimas.

O evento reuniu em São Paulo diversos especialistas e estudiosos do tema para debater o futuro da substância no país, a partir das últimas decisões judiciais favoráveis ao seu banimento na indústria nacional, incluindo a decisão no Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade da lei paulista nº 12.684/2007. Durante a mesa de discussões sobre vigilância nos locais de trabalho, a diretora técnica da  Divisão  Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (DVST-Cerest Estadual / CVS-SES/SP)Simone Alves dos Santos, destacou a trajetória do banimento do amianto no estado de São Paulo, a partir das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador desenvolvidas pelos Serviços de Vigilância Sanitária e CEREST.

A exposição Amianto: do Uso Controlado ao Banimento, organizada pelo CVS, ficou disponível durante todo o evento. Composta por imagens fotográficas que remetem à trajetória da eliminação do amianto nos processos de produção e consumo no estado de São Paulo, a exposição apresentou os registros das ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) desenvolvidas nas indústrias usuárias de amianto e no comércio de material de construção, por equipes interinstitucionais compostas por profissionais de vigilância sanitária, CEREST e Ministério do Trabalho/SP. A sequência de fotografias compôs uma coletânea sobre a prática de VISAT e, neste caso específico, possibilitou construir a memória do banimento do amianto no estado.

http://brasilsemamianto.com.br/

Participação do DVST - CEREST Estadual/CVS no 2° Seminário Internacional Brasil sem Amianto - Uma abordagem da Saúde do Trabalhador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                          Exposição Fotográfica : "Amianto do Uso ao Banimento"