Notícias

Enfrentamento de desastres naturais é objeto de mobilização pela Vigilância Sanitária de Franco da Rocha

19/07/2019


De acordo com a ONU - Organização das Nações Unidas, nove em cada dez desastres naturais estão relacionados com a mudança climática, configurando tais fenômenos como foco de preocupação não apenas entre atores das áreas ambientais, mas também entre os profissionais da área da saúde, especialmente aqueles voltados à concepção e execução de políticas públicas de prevenção de riscos sanitários, nas quais os eventos naturais extremos se inscrevem com gradativa prioridade.

No Brasil, a associação entre mudanças climáticas e ocorrência de desastres naturais se tornou mais pronunciada após a virada do século XXI, usualmente relacionada com inundações, deslizamentos e períodos de seca prolongada.

No Estado de São Paulo, o enfrentamento do setor Saúde dos fenômenos naturais extremos ou intensos é focado na avaliação e mitigação do impacto relacionado a pessoas desabrigadas, comprometimento da capacidade de funcionamento e infraestrutura das unidades de saúde locais e exposição à água para consumo humano fora dos padrões preconizados.

Na regional de Vigilância Sanitária de Franco da Rocha (GVS IX), constituída pelos municípios de Cajamar, Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã, os eventos de desastres naturais se fazem presente com alto impacto em população vulnerável.

Compreender e aplicar corretamente os instrumentos de avaliação e monitoramento tornou-se assim uma necessidade para um melhor enfrentamento e preparo das projeções que estão sendo feitas.

Com este objetivo, o GVS IX Franco da Rocha realizou uma Oficina de Sensibilização (17/7/19), buscando incentivar na prática um processo de organização, melhoria de comunicação entre instituições públicas e preparo de resiliência para os efeitos e consequências. 

Os participantes  desta atividade foram os interlocutores da Defesa Civil; Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental; Consórcio Intermunicipal da Bacia do Rio Juquery – Programa Regional de Gestão de Riscos; representantes da SABESP, bem como de conselhos Municipais de Meio Ambiente e Saúde interessados no tema.

Contou com valiosas explanações de técnicos da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CCD/SES-SP) representados pelas áreas de Doenças Ocasionadas pelo Meio Ambiente do Centro de Vigilância Epidemiológica (DOMA/CVE), Farida C. Pereira e Mariana de Paula; do Serviços e Ações sobre Meio Ambiente do Centro de Vigilância Sanitária (SAMA/CVS), Marcel Bataeiro; e do GVS IX Franco da Rocha, Mário Cesar Nascimento; e, pelo Diretor da Defesa Civil do município de Franco da Rocha, José Luiz de Oliveira.

Ao final os profissionais presentes fizeram um exercício de análise de preenchimento de Roteiro de Avaliação de Danos Ocasionados por Desastres Naturais e propostas de encaminhamentos para a Comissão Intergestores Regional (CIR) e Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (CIMBAJU).