Notícias

CVS e parceiros realizam o 14° Seminário Hospitais Saudáveis - SHS 2021, de 26 a 29 de Outubro.

22/10/2021


O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo, por intermédio de sua Diretoria de Divisão de Meio Ambiente, anuncia a realização do 14º SHS 2021, primeiro evento do  Ciclo Saúde e Ambiente deste ano, composto também pelo 20º Seminário Segurança Química / Áreas Contaminadas e Saúde (novembro) e 11º Seminário Água e Saúde (novembro/dezembro).

SHS 2021 é fruto da parceria do CVS com o Projeto Hospitais Saudáveis e a organização internacional Saúde Sem Dano, contando também com o apoio de diversas organizações das áreas de saúde e meio ambiente. 

O tema geral do SHS 2021 é “Corrida para o Zero: os argumentos da saúde para o enfrentamento da emergência climática”, que destaca a urgência na adoção de medidas de controle do aquecimento global e o papel central do setor saúde no debate sobre os caminhos que levem ao sucesso diante deste desafio. 

Trata-se de um tema de grande relevância, que vem mobilizando o setor saúde em âmbito mundial por suas implicações sociais e sanitárias. Às vésperas de mais uma conferência mundial sobre clima, a COP 26, que acontecerá em Glasgow, em novembro, o Governo do Estado de São Paulo reafirma seu compromisso com o tema, desenvolvendo um Plano de Ação Climática (PAC) e se alinhando com a campanha da ONU “Race to Zero”, que implica zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. 

O SHS 2021 terá uma programação intensa e de alto nível, com mais de 40 palestrantes confirmados, sendo 8 deles internacionais (com tradução simultânea). Em cada um dos quatro dias serão abordados temas centrais das metas de sustentabilidade previstas no Plano Estadual de Saúde de São Paulo (PES 2020/2023), respectivamente Mudança Climática,  Eficiência Energética,  Compras Sustentáveis e Gestão de Resíduos

Está prevista também, entre outras atividades, mais uma edição do tradicional Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela SES-SP para destacar as melhores iniciativas socioambientais de organizações do SUS nacional. Além disto, o SHS 2021 abrigará o Fórum Nacional de Resíduos de serviços de Saúde, que este ano abordará o impacto do uso excessivo de plásticos descartáveis na geração de resíduos e no meio ambiente. Todos os dias, na parte da manhã, haverá apresentações orais dos melhores trabalhos inscritos na sessão de pôsteres e, na parte da tarde serão apresentados painéis técnicos e conferências. 

A programação completa e o link para inscrições gratuitas podem ser acessadas aqui

O SHS 2021 será totalmente virtual, transmitido pela plataforma Zoom e pelo Youtube. Os links serão divulgados por e-mail após a inscrição. 

Com mais este evento, o CVS cumpre sua missão de promover o debate público e a disseminação de conhecimento sobre temas de grande relevância para a gestão do SUS estadual e nacional, com ênfase no desenvolvimento das políticas de saúde ambiental. 

Serão disponibilizados certificados a todos que tiverem presença confirmada.

Não deixe de participar.