Notícias

V edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2012) lança no Brasil a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis

03/10/2012


Nos dias 11 e 12 de setembro de 2012 foi realizada em São Paulo, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, a V edição do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2012.

O evento ocorre anualmente e é uma iniciativa do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Hospital Sírio Libanês e as organizações não governamentais Saúde Sem Dano (SSD) e Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

Participaram do SHS 2012 mais de 500 profissionais e acadêmicos das áreas da Saúde e Meio Ambiente de todo o Brasil.

  

A cerimônia de abertura contou com a participação do Dr. Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde de São Paulo, o Arquiteto Eliseu Dinis, do Centro de Vigilância Sanitária, o Dr. Francisco Balestrin, Presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados, o Dr. Gonzalo Vecina Neto, superintendente do Hospital Sírio Libanês, o Dr. Edison Ferreira da Silva, representando o presidente do FEHOSP e o Arquiteto Vital Ribeiro, da Divisão de Meio Ambiente do CVS e coordenador do evento.

Os presentes na abertura entregaram o "Prêmio Amigo do Meio Ambiente”, premiação promovida desde a primeira edição do SHS pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo que visa a reconhecer o esforço das unidades do SUS-SP que desenvolvem iniciativas em sustentabilidade socioambiental. Este ano, 15 projetos foram premiados com a placa comemorativa e mais de 40 receberam menção honrosa.

Segundo Vital Ribeiro, o sucesso do SHS reflete o esforço do setor saúde em responder às demandas pela saúde ambiental e sustentabilidade. Organizações de saúde públicas e privadas cada vez mais apresentam ações concretas que vão muito além do tratamento das doenças.

A complexa questão da saúde ambiental e suas implicações para os sistemas de saúde foi tema da primeira mesa redonda, com a participação do Arquiteto Sérgio Valentin, Diretor de Meio Ambiente do CVS, o Prof. Dr. Nelson Golveia, da FMUSP e o Prof. Dr. Carlos Machado, da ESNP/FIOCRUZ.

Pela primeira vez, o SHS contou com uma Seção de Pôsteres, dedicada a divulgar trabalhos acadêmicos ou experiências profissionais sobre sustentabilidade no setor saúde. Vinte trabalhos foram selecionados e expostos ao longo dos 2 dias de evento.

A quinta edição do SHS teve como tema central o lançamento da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Os hospitais brasileiros que já se tornaram membros da Agenda receberam um certificado de Membro Fundador das mãos de Joshua Karliner, coordenador Internacional da organização Saúde Sem Dano - SSD (Health Care Without Harm), que apresentou a conferência “Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis”. Esta rede visa desenvolver uma comunidade internacional formada pela organizações, unidades e profissionais de saúde que se propõem a colaborar pela causa da sustentabilidade da assistência à saúde e pela promoção da saúde ambiental em todas as sociedades.

Dentre as palestras, destacaram-se as conferências da Dra. Sonia Roschnik, Diretora Operacional da Unidade de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Unit SDU/NHS, na sigla em Inglês) do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que abordou o tema “Como a sustentabilidade está sendo incorporada ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido” e da Dra. Amy Collins, Diretora da Iniciativa Hospitais mais Saudáveis (Healthier Hospitals Initiative) e Consultora de Sustentabilidade na Vanguard Health Systems, em Boston, EUA, que tratou do tema “Healthier Hospitals Initiative: 500 grandes hospitais juntos pela sustentabilidade”.

Os debates e relatos de experiências acerca deste e de temas de saúde ambiental, resíduos, segurança do trabalhador e sustentabilidade envolveram dezessete palestrantes brasileiros e estrangeiros, distribuídos em 4 mesas redondas e três conferências.

Para mais informações sobre o SHS 2012, tais como fotos, trabalhos apresentados nas seções de pôsteres e no Prêmio Amigo do Meio Ambiente, o programa completo e para baixar as apresentações dos palestrantes, favor acessar www.hospitaissaudaveis.org.

Ao final do primeiro dia de palestras, o consulado britânico promoveu um coquetel com objetivo de lançar o "Roteiro para a Saúde Sustentável", relatório produzido pelo Serviço Nacional de Saúde Britânico, traduzido para o português como parte da Temporada UKBrasil. O Cônsul Geral Britânico em São Paulo, Sr. John Doddrell, esteve presente na cerimônia e reforçou a importância da cooperação Brasil-Reino Unido nas áreas da Saúde e Meio Ambiente.

No segundo dia do SHS 2012, atendendo à solicitação de grande número de participantes, uma comissão de profissionais de saúde presentes redigiu uma moção, solicitando ao Ministério da Saúde o estabelecimento de políticas públicas nacionais para a eliminação de dispositivos à base de mercúrio na área de saúde. O apoio dos participantes a essa iniciativa apresentada na plenária do evento foi unânime. O texto completo da moção, o vídeo e as fotos da plenária que a aprovou estão disponíveis em www.hospitaissaudaveis.org.

A próxima edição do Seminário Hospitais Saudáveis deverá ocorrer em setembro de 2013. Para manter-se informado ou mesmo tornar-se membro desta iniciativa, visite: www.hospitaissaudaveis.org/participe.asp.