Notícias

IX Seminário Hospitais Saudáveis - 14 e 15 de setembro de 2016 - Reserve esta data!

15/08/2016


SHS 2016 - Resíduos de Serviços de Saúde 30 anos: os novos desafios do setor saúde

Faça aqui seu cadastro para inscrição!

Temos a satisfação de anunciar mais uma edição do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2016, que se realizará nos dias 14 e 15 de setembro, das 8:00 às 18:00 horas no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, situado à Prof. Daher Cutait, nº 69 (antiga Rua Coronel Nicolau dos Santos), Bela Vista, São Paulo.

O tema do SHS deste ano será "Resíduos de Serviços de Saúde 30 anos: os novos desafios do setor saúde". Trinta anos depois de ter sido criado a expressão “Resíduos de Serviços de Saúde”, muito se avançou, mas o velho “lixo hospitalar” segue sendo um enorme problema a cobrar vontade e capacidade de articulação de todas as instituições envolvidas para atingirmos condições adequadas de segurança e eficiência.

Além dos resíduos, “novos desafios do setor saúde” se apresentam, como os consumos de energia, água, substâncias químicas e diversos outros insumos necessários à assistência à saúde. Essa admirável demanda por recursos naturais e a poluição dela decorrente resultam em ampla gama de impactos ambientais, dentre os quais destacamos o grave risco de mudança no clima do planeta. O setor saúde é também parte deste problema e sua contribuição pode ser aferida pela mensuração das emissões de gases de efeito estufa correspondente a todo o complexo produtivo que suporta a assistência à saúde.

Várias palestras e debates abordarão as questões acima durante o SHS 2016.

Destacamos a participação da Dra. Laura Brannen Faye, que atua há mais de 25 anos na gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS), tendo trabalhado em organizações norte-americanas pioneiras como Hospitals for a Healthy Environment e Practice Greenhealth.

A relação entre mudança do clima e saúde pública será abordada pelo Dr. Luís B. L. Estela, meteorologista do Centro de Estudos e Serviços Ambientais (CESAM) da Universidade Central "Maria Abreu" em Las Villas, Cuba, que apresentará seus surpreendentes estudos que demonstram os efeitos dos eventos meteorológicos sobre a morbidade e mortalidade em diferentes regiões do mundo.

É tempo de buscar soluções ambientais eficientes, capazes de reduzir custos, aumentar a resolutividade e promover a saúde e a qualidade de vida de todos. É necessário refletirmos hoje sobre as consequências dos modelos que adotamos para a saúde pública e suas consequências para a sustentabilidade do setor saúde.

Para saber mais sobre o SHS 2016 e as atualizações em nossa programação, visite www.hospitaissaudaveis.org. As principais atividades do SHS 2016 serão:

Prêmio Amigo do Meio Ambiente: Não perca a oportunidade de obter reconhecimento nacional pelas ações socioambientais efetivas e inovadoras promovidas por sua organização de saúde! O Prêmio A.M.A., que está em sua 9ª edição, será entregue durante a cerimônia de abertura do SHS 2016 aos 15 melhores projetos apresentados.

Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima: Faça parte da Cerimônia de Reconhecimento dos Membros da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, inscrevendo sua organização na campanha mundial “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”. Venha fazer seu benchmarking e refletir sobre as ações que sua organização pode praticar, visando a redução a pegada de carbono do setor saúde.

Sessão de Pôsteres: Agora em formato digital (exposição por meio de monitores de vídeo na antessala das conferências). Seus projetos ambientais podem ser apresentados nas categorias “experiência profissional” e “pesquisa acadêmica”, nas 10 áreas temáticas da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis.

III Fórum Nacional de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde: Participe  deste espaço permanente de discussão sobre os principais problemas no gerenciamento dos RSS, enviando sugestões e comentários para resíduos@cvs.saude.sp.gov.br. Na manhã do dia 15 de setembro, o Fórum de RSS abordará o tema “Rastreabilidade dos RSS” visando apresentar subsídios para políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento do setor saúde nessa temática.

Inscrições Gratuitas - Faça seu cadastro para solicitação de vaga (Atenção, vagas limitadas, apenas os cadastrados que receberem confirmação de vaga estarão efetivamente inscritos).

O SHS 2016 é promovido pelo Centro de Vigilância Sanitária da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com Hospital Sírio Libanês, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e as organizações não governamentais Saúde Sem Dano (SSD) e Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

Dúvidas e sugestões escreva para coordenacao@hospitaissaudaveis.org ou ligue para: 11 3065.4800