Notícias

VI Seminário Hospitais Saudáveis - SHS 2013 - São Paulo 03 e 04 de setembro de 2013

19/07/2013


É com grande satisfação que divulgamos mais uma edição do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2013, a se realizar nos dias 03 e 04 de setembro de 2013, das 8:30 às 18:00 horas, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Faça aqui seu cadastramento para solicitar inscrição

Programa Oficial

ATENÇÃO: VERIFIQUE NO LINK ACIMA AS ATUALIZAÇÕES DO PROGRAMA OFICIAL EM RELAÇÃO À VERSÃO PRELIMINAR DIVULGADA ANTERIORMENTE

O SHS é uma iniciativa do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o Hospital Sírio Libanês e as organizações não governamentais Saúde Sem Dano (SSD) e Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

O SHS deste ano terá como tema “Cooperação entre organizações de saúde: unindo forças pela sustentabilidade”. Debatendo este tema e apresentando suas experiências em gestão sustentável de sistemas e serviços de saúde, estão previstos os seguintes palestrantes internacionais:

Joe Bialowitz, formado em ciências políticas, mestre em planejamento urbano e também em gestão ambiental e de saúde, é consultor sênior de responsabilidade ambiental da Kaiser Permanente (KP), a maior operadora de saúde norte americana com de mais de 9 milhões de vidas, que emprega cerca de 192 mil funcionários e tem dezenas de hospitais e centros médicos em nove estados. Joe presidiu o comitê diretivo da KP que estabeleceu as estratégias de longo prazo para enfrentamento das mudanças climáticas, políticas de produtos químicos mais seguros, alimentação sustentável, redução de resíduos e preservação da água. Seu trabalho resultou na fixação de metas para todas estas áreas, além relatórios divulgados à comunidade e também na implementação de um sistema de pontuação para avaliação do nível de sustentabilidade de fornecedores;

Maria José Amaral, Bióloga, PhD em Biologia pela Universidade de Aveiro (Portugal), com trabalhos nas áreas de toxicologia, biodiversidade e nanotecnologia, Diretora de Políticas do Healthcare Without Harm Europe (Bélgica), participa do Grupo de Trabalho para revisão da diretiva da União Europeia para regulamentar o uso de substâncias químicas em produtos e dispositivos para o setor saúde;

Eric Varty é microbiologista pela Universidade Estadual do Arizona, e desde 2008 vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Stryker Soluções Sustentáveis (EUA), tendo atuado antes como especialista em assuntos regulatórios e gerente de P&D da Ascent Healthcare Solutions até 2007, quando fundou a MediCycle, empresa de tratamento e reciclagem de resíduos de serviços de saúde. A Stryker, uma das maiores fornecedoras de equipamentos hospitalares, entrou no ramo de reprocessamento de dispositivos descartáveis após adquirir a Ascent em 2007;

Veronica Odriozola, bióloga pela universidade de Buenos Aires, especialista em toxicologia e epidemiologia ambiental, com 26 anos de experiência em organizações em prol da saúde ambiental, desde 2005 é Coordenadora para América Latina organização internacional Saúde Sem Dano (Health Care Without Harm) que, entre outras atividades, promove os projetos “Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis” e “Saúde Sem Mercúrio” (Mercury Free Health Care), em parceria com a Organização Mundial da Saúde.

O SHS 2013 abordará ainda temas de saúde ambiental, resíduos, segurança do trabalhador e sustentabilidade em três painéis, seis sessões temáticas e três conferências com a participação de pesquisadores e profissionais de saúde de todo o Brasil. Em breve divulgaremos a programação detalhada.

Assim como nos anos anteriores, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo promoverá o "Prêmio Amigo do Meio Ambiente”, em reconhecimento aos prestadores de serviços de saúde do SUS de todo o Brasil que desenvolvem iniciativas em sustentabilidade socioambiental. Clique AQUI para mais informações.

Dando continuidade à missão de disseminar informações e promover a construção do conhecimento técnico e científico, mais uma vez o SHS contará com uma Seção de Pôsteres, dedicada a divulgar trabalhos acadêmicos ou experiências profissionais sobre sustentabilidade no setor saúde. O regulamento para submissão de trabalhos já está disponível clicando aqui.

Inscrições gratuitas. Faça aqui seu cadastramento para solicitar inscrição. ATENÇÃO: Em razão do limitado número de vagas, apenas os cadastrados que efetivamente receberem a mensagem de confirmação estarão efetivamente inscritos. Não serão aceitas inscrições no dia do seminário.

Envie suas dúvidas ou sugestões para: coordenacao@hospitaissaudaveis.org.