Notícias

Centro de Vigilância Sanitária do estado de SP estreia itinerância de mostra fotográfica em Congresso Internacional

24/09/2015


O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS), que integra a Coordenadoria de Controle de Doenças, marcou presença no III Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde, realizado de 24 a 28 de agosto na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com a mostra fotográfica itinerante O trabalho revelado: o olhar da Vigilância em Saúde sobre os riscos dos trabalhadores.

O Congresso reuniu profissionais e estudantes que atuam nas áreas do Direito, da Saúde, do Trabalho e do Meio Ambiente, que discutiram temas do mundo do trabalho e impactos sobre a saúde e meio ambiente, assim como possibilidades de atuação em diferentes frentes. Foi organizado pela Asociacion Latinoamericana de Abogados Laboralistas (ALAL), pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), do Ministério do Trabalho e Emprego, e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Organizada pela Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do CVS (DVST - CEREST), a exposição apresentou imagens que retratam riscos de doenças e acidentes de trabalho aos quais estão submetidos os trabalhadores em seu cotidiano. Os riscos foram flagrados por técnicos dos CEREST regionais e das Vigilâncias Sanitárias regionais (GVS) e municipais (VISA-M) durante o trabalho que desenvolvem rotineiramente, por vezes com o apoio institucional da DVST-CEREST/CVS e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Ressalte-se que esses riscos não são “inerentes” às atividades que esses trabalhadores desenvolvem, mas poderiam ser evitados por meio da adequação de equipamentos e ambientes de trabalho ou, secundariamente, pelo uso de equipamentos de proteção individual (EPC/EPI).

As fotos da exposição, fruto do trabalho anônimo das equipes de Vigilância Sanitária do SUS que lidam cotidianamente com prevenção de doenças e acidentes de trabalho, sensibilizam quem as vê para uma realidade que pode e deve ser mudada.

As instituições interessadas em também receber essa exposição de fotos devem enviar solicitação formal para o Centro de Vigilância Sanitária e agendar o período durante o qual exibirão a mostra, por meio do endereço eletrônico dvst@cvs.saude.sp.gov.br.