Notícias

Saúde do Trabalhador apresenta fotos que revelam riscos no mundo do trabalho

17/12/2015


A exposição itinerante O trabalho revelado: o olhar da Vigilância em Saúde sobre os riscos aos trabalhadores foi lançada em Marília em dezoito de novembro, no V Encontro Regional de Saúde do Trabalhador. Ficará no município até doze de janeiro, e a partir do dia quinze poderá ser visitada no Marília Shopping, na Rua Tucunarés, 500, Marília/SP.

Neste período a mostra foi apresentada também em Araraquara, onde esteve exposta no período de onze a quatorze de dezembro, na III Mostra Regional em Saúde e Segurança do Trabalhador – evento que teve como tema A precarização do trabalho e seus reflexos na saúde do trabalhador: os desafios para os Sindicatos, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e região, em parceria com o CEREST ‐ Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Araraquara e com a Pró‐reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos.

As fotos apresentam situações de risco à saúde e à segurança dos trabalhadores, flagradas em inspeções realizadas por profissionais das equipes de Vigilância Sanitária do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária do Sistema Único de Saúde (Sevisa/SUS), ou durante investigação de acidentes de trabalho - por vezes fatais - após sua ocorrência, ou por demandas externas. Nenhum dos riscos encontrados foi inerente ao trabalho realizado no local inspecionado, mas decorrente da ausência de adoção de medidas de proteção aos trabalhadores. 

As imagens apresentadas na exposição, também editadas em catálogo, sensibiliza quem as vê, para uma realidade que pode e deve ser mudada.

As instituições interessadas em também receber a referida exposição itinerante podem solicitar e agendar o período durante o qual exibirão a mostra, por meio do endereço eletrônico dvst@cvs.saude.sp.gov.br