Notícias

CVS realiza 1ª webconferência para discutir a Vigilância em Saúde do Trabalhador nos estabelecimentos que comercializam produtos com amianto

07/06/2016


No dia 3 de junho foi realizada webconferência para o planejamento das ações de fiscalização no comércio de material de construção, com o objetivo de verificar a venda de produtos com amianto. Participaram da atividade 135 pessoas – técnicos dos Grupos e Subgrupos Regionais de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (GVSSGVS), os Serviços Municipais de Vigilância Sanitária (VISA-M) e os Centros de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest).

Foi apresentada retrospectiva e atualização do Programa de Vigilância à Saúde do Trabalhador Exposto ao Amianto (PPVISAT Amianto), com informações sobre a Lei Estadual nº 12.684/2007 e as ações desenvolvidas nas indústrias e no comércio de material de construção.

O Comunicado CVS-DVST nº 16, de 20/5/2016, foi apresentado com detalhamento das diretrizes para a inspeção sanitária no comércio e transporte de cargas de amianto.

Destacou-se a importância do registro dos procedimentos no Sistema de Informação de Vigilância Sanitária (Sivisa), bem como da realização de ações educativas aos trabalhadores, proprietários de casas de material de construção e a população em geral sobre o amianto e os prejuízos à saúde decorrente da exposição.

A webconferência mostrou-se uma importante ferramenta de comunicação e interação, proporcionando ótima experiência que, com certeza, será reproduzida em outras situações. A interação em tempo real entre os participantes, por meio do chat, aproximou e intensificou a troca de experiência.

Na foto, a diretora da área técnica de Saúde do Trabalhador e coordenadora dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (DVST/Cerest), Sra. Simone Alves dos Santos, e a assistente técnica Sra. Rose Inamine, durante a conferência.  

Webconferência - Planejamento do PPVISAT Amianto