Notícias

Coordenação Estadual de Saúde Mental e Saúde do Trabalhador discutem estratégias para organizar a Atenção à Saúde Mental e Trabalho na rede SUS

07/07/2016


Com parceria da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Drogas da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), a Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo (DVST-Cerest Estadual) realizou no dia 24 de junho de 2016 a 1ª Reunião Conjunta Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

Essa, deu continuidade aos encaminhamentos da Oficina:Notificações em Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (nov/15), e teve por objetivo discutir desafios e possibilidades, bem como definir estratégias integradas para organizar a Atenção à Saúde Mental e Trabalho nos diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde - SUS.

O evento foi realizado no auditório do CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas).

Após breve abertura pela Coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Drogas - Rosângela Elias e a Coordenadora Estadual de Saúde do Trabalhador - Simone Alves dos Santos sobre os objetivos da reunião conjunta, iniciaram-se as apresentações. Betty Boguchwal, psicóloga da DVST-Cerest Estadual, apresentou pesquisa sobre as Notificações dos Transtornos Mentais Relacionadas ao Trabalho no Estado de São Paulo. Em seguida, Renata Paparelli, professora da PUC São Paulo, discorreu sobre o tema Saúde Mental e Trabalho: Qual a relação? O conteúdo apresentado serviu de base para iniciar um diálogo entre os participantes.

Pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo participaram os Articuladores de Saúde Mental e os Interlocutores de Saúde do Trabalhador dos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e os coordenadores e técnicos dos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest–R).

 

 

 

Sra. Rosângela Elias, Coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Drogas, e a

Sra. Simone Alves dos Santos, Coordenadora Estadual de Saúde do Trabalhador.

 

   

 

 

Sra. Betty Boguchwal, psicóloga da DVST-Cerest Estadual e Sra. Rosângela Elias, Coordenadora de Saúde Mental, Álcool e Drogas.

 

 

               

  

  Público

 

 

 

 

 

Sra. Renata Paparelli, professora da PUC São Paulo  

Apresentações