Notícias

3º Seminário Estadual sobre o Amianto e 5ª Mostra de Experiências em Saúde do Trabalhador

14/06/2018


Realizou-se o 3º Seminário Estadual sobre o Amianto (24/4) e a 5ª Mostra de Experiências em Saúde do Trabalhador (25/4), no Hotel Excelsior, no município de São Paulo.

O evento foi promovido pela Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (DVST-CEREST), do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS-SES/SP).

A importância do Seminário sobre o banimento do amianto no estado de São Paulo deve-se à incessante luta contra a fabricação e comercialização de produtos a base deste mineral, que causa varias doenças, tais como  Asbestose (doença crônica pulmonar de origem ocupacional), cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro e de prognóstico sombrio, que pode atingir tanto a pleura como o peritônio, e tem um período de latência em torno de 30 anos.

Também destacou-se neste evento a Mostra de Experiências em Saúde do Trabalhador, com o objetivo de divulgar práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador possíveis de serem reproduzidas em outros locais.

Apresentaram-se durante o programa do 3º Seminário Estadual sobre o Amianto:

Foram abordados os seguintes temas durante a programação da 5ª Mostra de Experiências em Saúde do Trabalhador: