Notícias

CVS atualiza Manual sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho

14/01/2021


A Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho (DVST) do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) disponibiliza orientações atualizadas para a notificação dos transtornos mentais relacionados ao trabalho.

Os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho representam a terceira causa de concessão de benefícios e aposentadorias por invalidez no Brasil, segundo dados do INSS referentes apenas aos trabalhadores formais. Paralelamente, a OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que esse agravo é responsável por 8,8% da mortalidade e 16,6% da incapacidade laboral no mundo.

Análise feita pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST - sobre as notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no SINAN (Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação), entre 2005 e setembro de 2020, evidenciou que as notificações desse agravo representam 9,06% do total de outros agravos de notificação compulsória no Estado de São Paulo.

Debruçando-se sobre este cenário, a DVST/CEREST-CVS complementou e atualizou o material de Orientações Técnicas para Notificação dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho no Sinan de 2016, indicando, inclusive, a Ficha de Investigação Sinan com a nova e atualizada definição de caso.

Clique aqui para acessar o texto atualizado.