Notícias

Vigilância Sanitária de São Paulo apoia Fórum que discute acidente de trabalho

02/12/2013


A Vigilância Sanitária de São Paulo, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho-Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, juntamente com outras instituições do estado, apóia o 39º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados. O evento acontecerá no dia 04 de dezembro das 8h30 às 12h30, no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) - Av. Dr. Arnaldo 715 – ao lado do Metrô Clínicas – São Paulo, Capital.

O fórum terá como tema a análise e discussão do caso da explosão e afundamento da Plataforma de Petróleo P36, maior plataforma de produção de petróleo em alto-mar à sua época. O evento pretende levantar as causas deste acidente, quantas análises foram feitas, que metodologias foram usadas e quais os resultados das investigações, se há convergências ou divergências entre elas. O encontro pretende levantar, ainda, se as lições do caso foram incorporadas no aprendizado da organização e qual a relação do acidente com as políticas de gestão de segurança e com as mortes que continuam ocorrendo na cadeia produtiva. A discussão é ainda mais pertinente no atual contexto da intensificação do Pré Sal.

Maior plataforma de produção de petróleo em alto-mar à sua época, a P-36 tinha a função de servir como um instrumento importante para exploração petrolífera na costa brasileira, uma megaestrutura operacional que custou à estatal brasileira US$ 350 milhões. Na madrugada do dia 15 de março de 2001 ocorreram duas explosões em uma das colunas da plataforma P-36. Segundo a Petrobras, 175 pessoas estavam no local no momento do acidente das quais 11 morreram, todas integrantes da equipe de emergência da plataforma. Depois das explosões, a plataforma tombou levando ao seu afundamento no dia 20 de março, em uma profundidade de 1200 metros e com estimadas 1500 toneladas de óleo ainda a bordo.

Outras informações sobre o evento

As inscrições são livres e gratuitas e podem ser feitas com antecedência na Página da FSP (http://www.fsp.usp.br/site/eventos/index/1) ou no momento do evento, cuja programação pode ser acessada aqui.* Textos de apoio e mais informações sobre o fórum são encontrados na página do fórum AT:                          http://www.moodle.fmb.unesp.br/course/view.php?id=52. O encontro será gravado e, posteriormente, disponibilizado no IPTV.USP e no canal do Youtube: http://www.youtube.com/forumacidentes.