Notícias

Minicurso sobre Traumas e Trabalho

06/10/2021


Foi promovido pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, por meio de sua Diretoria de Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (DVST-CEREST Estadual), o minicurso sobre Traumas e Trabalho, ministrado pelo Professor Carlos Eduardo Carrusca Vieira, no dia 23 de setembro de 2021, das 14h às 17h, via webconferência.

Devido aos relatos de várias entidades sobre eventos traumáticos em situação de trabalho e às dificuldades de diagnóstico, nexo causal, entre outros, surgiu a necessidade de discutir esta temática.

Desta forma, definiu-se como objetivo deste evento: a identificação do quadro traumático, primeiras abordagens, manejo, os principais aspectos das relações entre trauma e trabalho e encaminhamentos possíveis, bem como orientações e condutas sobre o retorno ao trabalho.

Ademais, a pandemia aumenta consideravelmente a possibilidade de traumas nas categorias que foram classificadas como serviços essenciais e, cujos trabalhadores não puderam deixar de realizar seu trabalho presencialmente.

Como o Cerest é um serviço de retaguarda técnica, que desenvolve ações de apoio matricial, sensibiliza e orienta profissionais da rede de saúde básica e especializada sobre os agravos relacionados ao trabalho, o minicurso foi de grande relevância para os profissionais de saúde do CEREST, dos GVS - Grupos de Vigilância Sanitária Regionais do Estado de São Paulo e dos RAPS - Rede de Atenção Psicossocial.

Acesse AQUI o conteúdo abordado pelo Professor Carlos Eduardo Carrusca Vieira - Trauma no trabalho: desenvolvimento, tratamento e prevenção do transtorno de estresse pós-traumático.