Notícias

28 de fevereiro - Dia Internacional de Prevenção às LER/DORT

22/02/2022


LER/DORT é a sigla que se dá às Lesões por Esforços Repetitivos e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho e se refere a uma série de patologias osteomusculares relacionadas ao trabalho que comprometem a capacidade funcional do trabalhador, como a Síndrome do Túnel do Carpo, Tendinites dos Extensores dos Dedos, Epicondilite Lateral, entre outros.

Vários fatores relacionados aos ambientes, processos e organização do trabalho, como movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso, móveis e equipamentos incômodos, postura inadequada, falta de tempo para ir ao banheiro, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e exposição às vibrações podem predispor essas lesões. Trata-se de uma doença multifatorial que pode atingir tanto trabalhadores no início da sua atividade quanto aqueles com muitos anos de trabalho em todos os ramos da economia, independente do nível de escolaridade e profissão.

Observe o gráfico abaixo que representa a distribuição dos casos de LER/DORT notificados no estado de São Paulo, por meio do Sistema Nacional de Notificação (SINAN), entre os anos de 2007 ao início de 2020.

 

Distribuição dos casos de LER/DORT no estado de São Paulo, notificados no Sinan no período de 2007 a 2020

Fonte: Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho / Perfil dos Casos - Sinan

https://smartlabbr.org/sst/localidade/35?dimensao=perfilCasosSinan. Acesso 22/02/2022.

 

 

 

 

Quase sempre o trabalhador procura atendimento médico quando em estágio avançado com sintomas de dor, formigamento, sensação de peso, cansaço e limitação de movimentos. Reunir informações sobre o impacto das posturas adotadas, o mobiliário, o ambiente físico e os aspectos psicossociais, atitudinais e organizacionais que o trabalhador está inserido contribui para um diagnóstico adequado e possibilita a vigilância e intervenção para a reabilitação profissional.

A Organização Internacional do Trabalho – OIT, instituiu o dia 28 de fevereiro como o Dia Mundial de Combate às LER/DORT para conscientizar empresários e população em geral sobre os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que incluem as Lesões por Esforços Repetitivos (LER).

Acesse os links abaixo  para maiores informações sobre as LER/DORT.