Notícias

Seminário: “Como melhorar a qualidade da notificação em farmacovigilância nos serviços de saúde?” - Acesse as apresentações dos palestrantes!

21/08/2014


O Núcleo de Farmacovigilância do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS/SP) promoveu, em parceria com o Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (FSP/USP), o Seminário: “Como melhorar a qualidade da notificação em farmacovigilância nos serviços de saúde?”, realizado em 1º de Outubro de 2014, no Anfiteatro Prof. Dr. João Yunes da FSP/USP, em São Paulo.

O evento contou com a presença de profissionais de saúde que atuam na rede de assistência hospitalar e ambulatorial do Estado de São Paulo e teve como objetivo principal discutir estratégias de aprimoramento da notificação de eventos adversos a medicamentos, como subsídio as ações de vigilância pós-comercialização, visando maior segurança para os pacientes e melhores produtos no mercado.    

Acesse abaixo as apresentações dos palestrantes: 

- O impacto das notificações de eventos adversos no perfil de segurança dos medicamentos - A experiência internacional - Prof. Dr. Albert Figueras - Universidad Autonoma de Barcelona - Fundação Instituo Català de Farmacologia - Espanha.

- O Programa de Farmacovigilância do Estado de São Paulo - Adalton Guimarães Ribeiro - Núcleo de Farmacovigilância do Centro de Vigilãncia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

- Características de uma boa notificação de suspeita de reação adversa de medicamentos - Silvana Espósito e Maria Elisa F.F Zampieri - Núcleo de Farmacovigilância do Centro de Vigilãncia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

- Por que é importante notificar queixa técnica de medicamentos? - Ana Luiza  Chieffi - Grupo Técnico de Medicamentos do Centro de Vigilãncia Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

- Eventos adversos com vancomicina no Hospital Universitário da Universidade São Paulo (HU/USP) - Maiara Barreto.

- Importância da notificação de eventos adversos de medicamentos no ambiente hospitalar. A experiência do Hospital Sírio Libanês/SP - Mayra Carvalho Ribeiro.