Notícias

Capacitação sobre Análise de Acidentes de Trabalho para técnicos das Vigilâncias Sanitárias de Botucatu e região

28/06/2017


CEREST de Botucatu e GVSXVI realizaram Capacitação sobre Análise de Acidentes de Trabalho para técnicos das Vigilâncias Sanitárias dos municípios da região. 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Botucatu e o Grupo de Vigilância Sanitária de Botucatu (GVS XVI) realizaram no dia 08 de junho deste ano, no auditório do SESI, uma Capacitação em “Análise de Acidentes de Trabalho” para os técnicos das Vigilâncias Sanitárias (VISAs) de 30 municípios da nossa região. 

O estado de São Paulo ocupa a primeira posição entre as federações com o maior número de notificações de acidentes trabalho. Entre 2012 e 2016 foram registrados 963.264 acidentes. 

Esta situação, que constitui um problema de saúde pública, é tratada como prioridade pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e os municípios do estado, por meio das Vigilâncias Sanitárias locais, são responsáveis por analisar pelo menos 50% dos acidentes de trabalho graves e 100%dos fatais que acontecem nos seus municípios, com o objetivo de prevenir a ocorrência de novos acidentes.

 Um dos obstáculos enfrentados para prevenção de acidentes de trabalho é a prática de investigações que atribuem a ocorrência de acidentes a comportamentos inadequados (“descuido”, “desatenção”, “imprudência”...) dos trabalhadores, deixando de lado determinantes técnicos e organizacionais envolvidos nos acidentes.

 Estas investigações, baseadas na visão reducionista que enxerga o acidente como erro (“ato inseguro”) do operador, geralmente evoluem para intervenções parciais, centradas na mudança de comportamento (“prestar mais atenção, tomar mais cuidado, reforçar o treinamento”...) e tem baixa eficácia para prevenção de novos acidentes. 

Neste sentido, o objetivo principal da capacitação dos agentes das VISAs municipais é aprimorar a capacidade analítica desses profissionais, com a apresentação de métodos atuais de análise, que compreendem os acidentes do trabalho como fenômenos resultantes da interação de vários fatores técnicos e organizacionais que estão presentes no ambiente ou na situação de trabalho muito antes do seu desencadeamento (condições latentes).

Uma vez eliminados estes fatores, que devem ser alvo prioritário das medidas de prevenção, pode- se eliminar ou reduzir a ocorrência dos acidentes de trabalho.