Notícias

Representantes do CVS participam de intercâmbio sobre Meio Ambiente no Japão

16/05/2016


O Governo do Estado de São Paulo e a Província japonesa de Mie possuem um acordo de irmandade, desde 1973, que incentiva o apoio mútuo e o intercâmbio de conhecimentos. Com base neste acordo e a partir de entendimentos com a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo Paulista, em Outubro último, profissionais do CVS participaram do "Treinamento de Conservação do Meio Ambiente para o Estado de São Paulo" oferecido pela Província de Mie e organizado pelo International Center for Environmental Technology Transfer (ICETT), sediado na cidade de Yokkaichi.

O evento tratou de temas ambientais diversos, com ênfase na gestão de resíduos sólidos e na contaminação do solo e da água subterrânea. O treinamento também abordou a história dos quatro maiores casos de doenças causadas por poluição no Japão (Doença de Itai-itai, Doença de Minamata, Doença de Minamata de Niigata e Asma de Yokkaichi), seus efeitos na saúde das pessoas, medidas de controle e ações empreendidas para criação de um ambiente mais saudável para as futuras gerações japonesas.

A iniciativa é fruto das estratégias do CVS para qualificar seu quadro técnico e reflexo das interlocuções entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Assessoria de Cooperação Internacional do Governo do Estado de São Paulo e o governo da Província de Mie, de modo a aprofundar e aprimorar políticas públicas para segurança do meio ambiente e prevenção de riscos à saúde no território paulista.

Sérgio Valentim, diretor de Meio Ambiente do CVS, afirmou que o intercâmbio com o Governo Japonês permitiu ampliar o conhecimento das questões ambientais que atualmente pautam a agenda do CVS para controle do risco sanitário e acena para um intercâmbio técnico mais intenso entre os estados irmãos. A experiência deverá ser relatada em artigo técnico e, possivelmente, em evento, a ser organizado em 2017.