Notícias

CVS divulga orientações sanitárias para Abrigos Emergenciais em situações de desastres naturais

01/06/2023


As fortes chuvas de fevereiro deste ano no território paulista, que provocaram inundações, deslizamentos de terra e muitas outras adversidades, em especial no Litoral Norte, com trágico registro de mortos, feridos e desabrigados, evidencia a necessidade de se aprimorar a capacidade de prevenção e resposta aos desastres de origem natural, ainda mais com o possível incremento desses eventos por conta das mudanças climáticas.   

O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo vem estudando o assunto e tem procurado estabelecer referências técnicas para apoiar as ações de vigilância em desastres. Nesse sentido, foi publicado em maio o Comunicado CVS-SAMA 11/2023, com “Orientações sanitárias para planejamento, implantação e gestão de serviços públicos de acolhimento emergencial de população desabrigada em situações de enchentes, movimentos de massa e outros fenômenos naturais críticos”.

O Comunicado aborda aspectos relativos à localização, características da edificação e gestão para controle do risco sanitário nos abrigos utilizados em situações de desastre.