Notícias

Serviços destinados aos idosos e aos usuários de substâncias psicoativas são temas de Encontro de Avaliação e Capacitação para Inspeção na região de São José do Rio Preto

06/05/2013


Na região de abrangência do Grupo de Vigilância Sanitária de São José do Rio Preto (GVS XXIX), existem cadastradas no Sistema de Informações em Vigilância Sanitária (SIVISA), 58 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), 08 Casas de Repouso (CR) e 12 Comunidades Terapêuticas (CT).

De acordo com a Portaria CVS nº 04/2011, as ILPI compreendem a assistência social aos idosos e as Casas de Repouso, a prestação de serviços médicos, de enfermagem e demais serviços de apoio terapêutico.

Com o passar do tempo, as ILPIs passaram a apresentar idosos acamados e dependentes para realizarem as suas atividades cotidianas, passando também a necessitar de cuidados dos profissionais de saúde. Com isso, estes estabelecimentos passam a ser reconhecidos como Casa de Repouso, devendo adequar sua infraestrutura para prestar assistência aos idosos e, desta forma, serem cadastrados no SIVISA.

Considerando a necessidade de atualizar e aprofundar conhecimentos referentes às legislações sanitária vigentes para o funcionamento desses estabelecimentos, o GVS XXIX realizará no mês de maio uma Capacitação para os profissionais das Vigilâncias Sanitárias municipais (VISA-M), atores responsáveis pelo monitoramento desses prestadores de serviços em seu território, para efetivar as readequações necessárias ao funcionamento dos mesmos.

Veja a Programação do evento aqui.