Gestão da VISA

Mapas de Saúde e a Vigilância Sanitária


O Mapa da Saúde é uma ferramenta que deve ser utilizada para apontar, geograficamente, a distribuição de recursos humanos e das ações e serviços ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada. Para sua elaboração deve-se considerar as identida­des culturais e socioeconômicas, as necessidades de saúde, a capacidade instalada existente, a economia de escala, investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema (segundo as metas de saúde estabelecidas), contribuindo para orientar o planejamento integrado dos entes federativos.

Complementarmente, a Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde (Renases) apresenta as ações e serviços que o SUS oferece ao cidadão. A responsabilidade sobre ações e serviços nela constante também é objeto de pactuação entre os entes federados nas comissões intergestores regionais, prevendo-se inclusive seu financiamento.

Todo esse processo objetiva dar maior transparência à gestão do SUS, e deverá ser firmado por meio do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap).

No estado de São Paulo, os Mapas de Saúde estão em fase de elaboração a par­tir das necessidades apontadas pelos municípios, correspondendo ao limite territorial das 17 regiões que compõem as Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS). Esse processo se dá em resposta ao que dispõe o Decreto nº 7.508/11 que estabelece que as regiões de saúde se organizem com o objetivo de ofertar ações de atenção primária, urgência e emergência, atenção psicossocial, ambulatorial especializada e hospitalar e, de vigilância em saúde (vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, laboratórios de saúde e controle de endemias).

Considerando:

  • A vigência da pactuação das ações de vigilância sanitária em consonância com o Plano Estadual de Saúde de São Paulo, por meio da Programação das Ações de Vigilância Sanitária (PAVISA);
  • As ações ou serviços sob intervenção, regulação e controle da vigilância sanitária, previstas na RENASES; e,
  • O momento de transição para a implantação do COAP em São Paulo.

Tornou-se oportuna a participação dos Grupos de Vigilância Sanitária (GVS) para a inserção e consolidação da pauta de vigilância sanitária na elaboração dos Mapas de Saúde Regionais.

Nesse sentido, em reunião realizada no Centro de Vigilância Sanitária, em 8/10/12, os diretores de GVS tiveram a oportunidade de apresentar o processo de trabalho vivenciado com essa finalidade, sob a coordenação das Diretorias Regionais de Saúde (DRS) da SES/SP. Relataram sobre a inserção dos GVS nos grupos condutores e estruturantes do Mapa, a organização e o desenvolvimento do processo de trabalho, os tipos de dados trabalhados pela vigilância sanitária e a etapa em que se encontram em relação ao produto esperado. Essa troca de experiências permitiu harmonizar o conhecimento sobre o assunto e facilitar a continuidade do processo para aqueles que se encontram em fase mais inicial na construção dos Mapas.

 

Saiba mais:

. Articulação Interfederativa e os Novos Desafios na Gestão do SUS

. Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - 1ª versão 2012

. Mapas de Saúde - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

. Assista aqui ao vídeo sobre o Decreto 7.508/11

. Documentos de apoio elaborados pelos GVS, segundo a RRAS:

RRAS   1:   GVS 7 Santo André

RRAS   2:   GVS 8 Mogi das Cruzes

RRAS   3:   GVS 9 Franco da Rocha

RRAS   4 e 5:   GVS 10 Osasco

RRAS   6:   GVS 1 capital

RRAS   7:   GVS 23 Registro e GVS 25 Santos

RRAS   8:   GVS 31 Sorocaba/Itapetininga e GVS 32 Itapeva

RRAS   9:   GVS 15 Bauru e GVS 16 Botucatu/Avaré

RRAS 10:   GVS 13 Assis e GVS 19 Marília/Tupã

RRAS 11:   GVS 21 Presidente Prudente e GVS 22 Presidente Venceslau

RRAS 12:   GVS 11 Araçatuba/Andradina; GVS 29 S. J. do Rio Preto/Votuporanga e GVS 30 Jales

RRAS 13:   GVS 12 Araraquara; GVS 14 Barretos; GVS 18 Franca e GVS 24 Ribeirão Preto

RRAS 14:   GVS 20 Piracicaba

RRAS 15:   GVS 17 Campinas (22 municípios) e GVS 26 S. João da Boa Vista

RRAS 16:   GVS 17 Campinas (20 municípios)

RRAS 17:   GVS 27 S. J. dos Campos; GVS 28 Caraguatatuba e GVS 33 Taubaté/Guaratinguetá