Cosméticos

Pomadas para trançar ou modelar cabelos: efeitos indesejáveis voltam a ocorrer.

29/12/2023


Casos voltaram a acontecer durante as festas de final de ano. Percebe-se que há aumento no uso deste tipo de produto nos dias de festividade, além disso, os casos que ocorreram estão ligados a quantidades excessivas em um único uso, também se percebe uma relação com momento de retirada do produto, muitos usuários relatam que sentiram os sintomas no momento em que entrou no banho, ou mesmo ao tomar banho de chuva ou entrar na piscina, quando o produto acaba “escorrendo nos olhos”.

Dentre os sintomas relatados estão forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça, além de cegueira temporária em alguns casos.

Por isso o Centro de Vigilância Sanitária recomenda o uso com cautela, utilizar o produto em quantidades pequenas evitando uso excessivo, evitar banho de mar, piscina e chuva quando estiver com o produto, e cuidado ao remover durante o banho. Além disso, ler atentamente o rótulo, utilizar sempre produtos regularizados pela Anvisa, não utilizar o produto se estiver com a pele ou olhos irritados e caso o produto entre em contato com os olhos, lavar com água corrente por pelo menos 15 minutos. Caso ocorra algum sintoma após a utilização das pomadas, orientamos a procurar o serviço de saúde.

Desde os casos relatados no inicio de 2023, a Anvisa vem atualizando uma lista com as pomadas e produtos para trançar e modelar cabelos que estão liberadas para venda, consulte aqui a lista.

Sempre que houver o aparecimento de um efeito indesejável, não somente após o uso das pomadas, bem como de qualquer produto cosmético, solicitamos que seja notificado através do site da Anvisa ou e-Notivisa.

A identificação dos casos e dos produtos utilizados é essencial para a investigação e assim garantir a saúde dos consumidores.