Eventos Naturais

CVS publica referências para abordar aspectos psicossociais na vigilância de desastres naturais

06/03/2024


Em 4 de março foi publicado no Diário Oficial do Estado o Comunicado CVS-SAMA  02/2024 que trata de "Referências para atenção a aspectos psicossociais no exercício da vigilância de desastres naturais causados por fenômenos climáticos no estado de São Paulo".

O comunicado orienta as Vigilâncias em situações de desastres, cujos aspectos psicossociais tem bastante relevância e podem influenciar direta ou indiretamente as ações de controle de riscos sanitários. 

O Centro de Vigilância Sanitária estadual (CVS) coordena ações em São Paulo do Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental dos riscos associados aos desastres (Vigidesastres) que estabelece estratégias para atuação em desastres de origem natural e tecnológica.

A iniciativa contou com a colaboração da profissional Lizandra Rodrigues Martins, psicóloga, vinculada ao programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e Atenção Primária do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, que desenvolveu suas atividades acadêmicas na Divisão de Meio Ambiente do CVS durante o segundo semestre de 2023.

O comunicado foi também orientado a partir das interações entre os profissionais do CVS e da Assessoria Técnica de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

Para saber mais sobre a vigilância de desastres causados por fenômenos climáticos no estado de São Paulo, acesse o Comunicado CVS-SAMA 11/2023 e o Comunicado CVS-SAMA 14/2023.