Notícias

Secretarias de Estado da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Cosems organizam Semana de Mobilização Contra o Aedes aegypti

17/10/2017


Com o lema “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, o poder público, a sociedade civil e a população em geral vêm desenvolvendo ações conjuntas para prevenir e controlar a dengue, a chikungunya e a Zika no Estado de São Paulo, arboviroses que são transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti.

A redução no número de casos dessas doenças em 2016 e 2017 mostra o acerto das estratégias conjuntas. As parcerias do estado com os municípios, coordenadas pela Secretaria de Estado da Saúde e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, permitiram reduzir os casos de doenças e de óbitos no território paulista, indicando a necessidade de manter estratégias articuladas para enfrentamento do problema.

Para o inicio da primavera, quando o calor e as chuvas tornam o ambiente propício à proliferação do vetor, a estratégia é intensificar as ações de mobilização social e de vigilância nos locais onde o Aedes aegypti mais prolifera (imóveis residenciais, públicos, privados, escolas, hospitais, bancos, dentre outros).

Assim, as três pastas do Governo do Estado - Saúde, Educação e Desenvolvimento Social -, juntamente com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-SP), sugerem a participação ativa de todos na “Semana Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti", que acontecerá, entre 23 a 27 de outubro, em todo país.  

Deste modo, recomendamos que as equipes de vigilância e controle de vetores atuem juntas no sentido de avaliar a situação dos pontos de coleta de pneus (ecopontos), verificando as condições operacionais e de salubridade nesses estabelecimentos, utilizando como referência o Roteiro de inspeção de pontos de coleta de resíduos não perigosos (Ecopontos), com o devido registro das inspeções no Sistema Estadual de Informações de Vigilância Sanitária (Sivisa), nos termos da Portaria CVS 01/2017.

Como parte das atividades preparatórias para este período, nos dias 18, 19 e 20 de outubro foi realizada a oficina “Bases Técnicas-Científicas para elaboração do Programa de Prevenção e Controle das Arboviroses no Estado de São Paulo”, organizada pelo Grupo Técnico Assessor (GTA) em Arboviroses no ESP e que contou com a participação do CVS.