Notícias

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforça iniciativas em temas de Mudanças Climáticas

13/07/2021


Em março deste ano a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo deu importante passo para sua integração em temas ambientais com potencial de afetar de forma ampla a qualidade de vida e a saúde da população ao publicar a Resolução SS-35/2021, que criou Grupo de Trabalho, constituído por representantes de oito de suas coordenadorias e com subsídio técnico do Centro de Vigilância Sanitária, para apoio ao desenvolvimento da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).

A PEMC foi instituída no estado de São Paulo pela Lei Estadual nº 13.798, de 9 de novembro de 2009, é coordenada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e foi concebida em sintonia com os movimentos internacionais para redução do aquecimento global e mitigação/adaptação da sociedade às mudanças climáticas. Desde 2016, as Mudanças Climáticas estão contempladas no Plano Estadual de Saúde (PES), documento que norteia o planejamento e a gestão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Grupo de Trabalho instituído pela Resolução SS 35/2021 tem o propósito de conduzir de modo integrado na SES-SP as ações previstas no PES 2020/2023 para Mudanças Climáticas, que envolvem a adoção de critérios de sustentabilidade ambiental nas unidades hospitalares e ambulatoriais, direta ou indiretamente vinculadas à SES-SP, em temas relativos à gestão de resíduos sólidos, compras de produtos e serviços, consumo de energia e emissão dos gases de efeito estufa (GEE).

A primeira iniciativa do Grupo Técnico foi a realização, em 7 de julho, do “Workshop Gestão de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Energia nas unidades da SES-SP”, coordenado pelo Centro de Vigilância Sanitária em parceria com o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), representante no Brasil da associação internacional Health Care Without Harm.

O Workshop contou com a presença de cerca de 250 profissionais, representando quase 100 hospitais e outras unidades não hospitalares de saúde de várias regiões pertencentes à rede da SES-SP. No evento foi apresentado um painel geral dos problemas climáticos e energéticos enfrentados pelo setor saúde, bem como as propostas de ações para mitigação, resiliência climática e eficiência energética, a serem desenvolvidas ao longo de 2021 no âmbito da rede estadual paulista.

O Workshop teve apresentações e depoimentos de profissionais da áreas de Saúde e de Meio Ambiente, com a presença de Sérgio Valentim e Vital Ribeiro (CVS/SES-SP), Gil Scatena (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente - SIMA-SP), Eduardo Jorge (CRS/SES-SP), Edna Assis (CSS/SES-SP), Monique Corredato (CGCSS/SES-SP), Erick Pelegia e Ecimara Silva (PHS).

Em agosto está previsto um segundo workshop, dedicado ao apoio técnico para participação das unidades da SES-SP no Desafio a Saúde pelo Clima e no Desafio Energia do PHS, programas que oferecem recursos e orientação técnica para auxiliar a gestão dos serviços de saúde na redução das emissões de GEE e na implementação de programas de eficiência energética e uso de energia renovável.

*O certificado está disponível para quem confirmou presença via link/formulário durante a realização do evento.