Notícias

NAT/IAT: Vigilância Sanitária contribuindo para a promoção da saúde do trabalhador da saúde no Estado de São Paulo

26/08/2013


A Notificação e a Investigação de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho – NAT/IAT - nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) devem seguir normas instituídas em Resolução publicada dia 21 de agosto no Diário Oficial do Estado (Resolução SS-79, de 20/08/2013), independentemente do vínculo empregatício do trabalhador.

A Resolução é um dos resultados do trabalho desenvolvido por um Grupo de Trabalho instituído em maio do ano passado, coordenado pela Coordenadoria de Recursos Humanos da SES e que a Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (DVST/CVS) integra.

Este é um passo importante para a sistematização das informações sobre o perfil de morbidade dos trabalhadores do setor público estadual da saúde e para a elaboração de programas de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nos equipamentos estaduais públicos de saúde.

A DVST/CVS, uma das áreas técnicas do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, tem contribuído para a criação de instrumentos de notificação e investigação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nas unidades da SES.

O primeiro passo para a implementação da Resolução foi dado nos dias 06 e 07 de agosto, com a realização de uma capacitação voltada para gestores e  representantes de SESMTs e COMSATs de oito importantes hospitais públicos estaduais.

Nela foram abordados temas como noções básicas dos riscos e agravos relacionados ao trabalho, NR-32 e a legislação sanitária para os serviços de saúdeatores envolvidos com as ações de notificação e investigação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nas unidades de saúdeinstrumentos de vigilância à saúde do trabalhador no âmbito da SES como investigar os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, foram realizadas duas oficinas: uma delas teve por objetivo discutir em grupo a investigação de casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e a outra oficina, como inserir dados no sistema NAT/IAT. Clique aqui para ver o conteúdo desta capacitação.