Notícias

Portaria ministerial institui Centros de Informação e Assistência Toxicológica

08/10/2015


Foi publicada a Portaria GM/MS nº 1.678/2015  instituindo os Centros de Informação e Assistência Toxicológica-CIATox, como estabelecimentos de saúde integrantes da Linha de Cuidado ao Trauma, da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta Portaria tão aguardada por aqueles que trabalham nos Centros de Assistência Toxicológica (Ceatox) do país, especialmente pelos que atuam no estado de São Paulo, e pelo Centro estadual de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP), trás um significado de reconhecimento do trabalho já realizado há décadas por muitos destes centros. A sua vinculação com as Redes Regionalizadas de Atenção à Saúde (RRAS) aponta a necessidade de estruturação da atenção aos pacientes expostos e intoxicados aguda e cronicamente. Além dos Centros, a coordenação do Sistema Estadual de Toxicovigilância (SETOX), do CVS-SP, e os interlocutores regionais de toxicovigilância aguardavam esta definição de grande importância para São Paulo que teve três Ceatox fechados (dos treze existentes anteriormente) - Registro, Sorocaba e  Marília - pela falta de condições de funcionamento.

A política de assistência e vigilância toxicológica para o estado de São Paulo, estabelecida pela Resolução SS nº 78/2002 agora recebe um impulso positivo para sua organização regional que vem sendo discutida e pleiteada desde 2007.