Notícias

Iniciado Ciclo de Capacitações sobre Ações de Vigilância Sanitária e Segurança do Paciente

15/05/2017


O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por meio do Grupo Técnico Hospitalar da Divisão de Serviços de Saúde, iniciou em maio de 2017 um Ciclo de Capacitações sobre Ações em Vigilância Sanitária e Segurança do Paciente.

Estas capacitações são ações previstas no Plano Estadual de Saúde de São Paulo para o quadriênio 2016/2019, que tem como meta fomentar a institucionalização da Política de Segurança do Paciente em 100% das unidades hospitalares cadastradas no Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (Sivisa), com o objetivo de prevenir e reduzir a incidência de erros e falhas durante o atendimento e internações de pacientes nas unidades hospitalares.

O público-alvo são os técnicos que integram as equipes de vigilâncias sanitárias dos municípios e dos grupos regionais do estado de Saõ Paulo.

A primeira capacitação do ciclo foi realizada no auditório da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, localizado em Barueri, com participação de quatorze municípios da área de abrangência do Grupo de Vigilância Sanitária de Osasco (GVS X), no qual estiveram presentes 56 técnicos municipais e estaduais.

Como continuação do ciclo,  ainda neste mês de maio, tem-se a previsão de capacitar as equipes de vigilância sanitária da área de abrangência do Grupo de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes (GVS VIII).