Notícias

Segurança do Paciente está na agenda de prioridades do estado de São Paulo.

11/09/2013


Em abril de 2013, O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária lançaram o Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos relacionados à assistência nos serviços de saúde. Entre as medidas do programa está a publicação da Resolução da Diretoria Colegiada nº 36, de 26 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências.

O Programa prevê o desenvolvimento de um Plano de Segurança do Paciente por parte dos serviços de saúde, tendo como princípios norteadores a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde, a disseminação sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento destes serviços. Na perspectiva de divulgar os conhecimentos atuais relacionados ao tema, o Centro de Vigilância Sanitária disponibiliza os cinco volumes sobre a série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde publicados pela ANVISA.

Com essa divulgação e ampliação das discussões dessa temática, espera-se a redução e a mitigação de riscos e atos inseguros contribuindo para a aprendizagem e melhoria da qualidade do cuidado prestado nos estabelecimentos de saúde.