Notícias

Baixada Santista promove Encontro Técnico sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos

30/06/2015


Técnicos das Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas - municipais e regionais -,  de Meio Ambiente,  professores e estudantes universitários, entre outros interessados participaram no último dia 16 de junho do Encontro Técnico "A Política Nacional de Resíduos Sólidos: definições e implicações para a Vigilância Sanitária na perspectiva da proteção e promoção da Saúde", organizado pelo Grupo de Vigilância Sanitária da Baixada Santista (GVS XXV Santos), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Instituída pela Lei Federal 12305/10, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) busca enfrentar as conseqüências sociais, econômicas, sanitárias e ambientais do manejo de resíduos sólidos sem prévio e adequado planejamento técnico. Esta política propõe a prática de hábitos de consumo sustentável e contém instrumentos variados para propiciar o incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos, bem como à destinação ambientalmente adequada dos dejetos. O tema possui interfaces históricas com as atividades de Vigilância Sanitária. Atualmente, aterros sanitários, empresas de reciclagem e a saúde dos trabalhadores do setor são objetos de sua atenção.

O programa incluiu exposições da Cetesb (Dr. Nelson Bugalho, diretor vice-presidente), do Ibama (Ingrid Furlan Oberg), do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público Estadual (Dra. Flávia Maria Gonçalves), além dos técnicos Vital de Oliveira Ribeiro Filho (CVS/SES-SP) e Alda Maria Pequeno Costa (GVS XXV Santos/SES-SP). Os participantes tiveram oportunidade de debater com os expositores os vários aspectos da questão, fato que enriqueceu o evento.