Notícias

Segunda Oficina de Trabalho do Programa Regional de Qualidade de Imagem de Mamografia realizada na Baixada Santista

06/07/2015


O Grupo Estadual de Vigilância Sanitária (GVS XXV) mantém para 2015 a priorização de ações compartilhadas com as nove Vigilâncias Sanitárias municipais (VISA-M), objetivando a melhoria da qualidade das imagens produzidas por mamógrafos, fazendo jus ao preconizado no Programa Nacional de Qualidade em Mamografia instituído pela Portaria Federal nº 2898, de novembro de 2013.

Em continuidade ao Programa, realizou-se a 2ª Oficina de trabalho do Programa Regional de Controle de qualidade de Imagem dos Mamógrafos da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), em 11/6/15, com participação de dezoito autoridades sanitárias representantes das VISA-M da região.

Na Oficina foram apresentadas e discutidas as  orientações técnicas obtidas pela apresentação da Física Tânia Furquim, em evento anterior (26/3/15) realizado pela Equipe Técnica de Radiações do  CVS. Houve ainda uma leitura comentada de cada um dos  itens constantes do Formulário do Plano Nacional de Qualidade em Mamografia (PNQM) a ser novamente aplicado em todos os serviços da Baixada Santista ao longo de 2015.

O GVS XXV reforçou a necessidade de regularização das licenças de funcionamento para todos os equipamentos de mamografia da região e de que os relatos das Fichas de Procedimento inseridas no SIVISAweb venham a refletir  todo o empenho e qualificação do trabalho das equipes nas inspeções sanitárias realizadas.

Mensalmente tem ocorrido capacitação técnica seguida de inspeção sanitária compartilhada em cada um dos municípios, de forma a aprofundar a compreensão de questões técnicas e padronizar condutas. Houve troca de informações sobre as capacitações já ocorridas nos municípios de Guarujá, São Vicente e Praia Grande. O Roteiro de Inspeção Sanitária,  aperfeiçoado com as contribuições de todos os técnicos, passou a ter classificação de itens por grau de criticidade.