Notícias

Vigilância Sanitária contribui para a Redução da Mortalidade Materno-Infantil, inspecionando UTI Neonatais na Baixada Santista

20/06/2014


O Grupo Estadual de Vigilância Sanitária de Santos (GVS XXV) realizou, no dia 20 de maio, a Primeira Reunião Técnica de 2014, com foco em Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTI) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), serviços que compõem a Rede Cegonha e que receberão significativos investimentos do Governo Federal.

A reunião contou com a participação de  quinze  profissionais das equipes de Vigilância Sanitárias municipais (VISA-M) e de Atenção Básica.

A programação englobou:

  1. A situação epidemiológica da saúde Materno-Infantil na região.
  2. A Rede Cegonha: serviços e participação das VISA-M.
  3. Análise conjunta do Roteiro de Inspeção em sua versão inicial, aperfeiçoando-o com o olhar ampliado da VISA para processos e procedimentos de trabalho, com base em experiências dos participantes.
  4. Elaboração da agenda de inspeções compartilhadas entre o GVS XXV e equipes municipais de VISA nas UTI Neonatais e UCI de maternidades da Baixada Santista.

A apresentação sobre a situação epidemiológica da saúde materno-infantil na região,  feita por representante do Grupo Estadual de Vigilância Epidemiológica de Santos (GVE XXV), contribuiu para conferir importância e significado às ações de VISA.

As informações sobre possíveis perspectivas de melhoria nos serviços da linha de cuidados das gestantes em função da implantação da Rede Cegonha foram esclarecedoras sobre o novo cenário de atuação para o grupo. Foi enfatizado o recente pacto assinado pelos gestores com objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil na região.

Houve contribuições dos participantes para aperfeiçoamento do roteiro de inspeção e uma definição de datas para inspeções compartilhadas.

A próxima reunião deve ocorrer em agosto, na Maternidade da Santa Casa, para também fazer uma visita técnica à UTI Neonatal recém reformada.