Notícias

Região Metropolitana da Baixada Santista em processo de implantação do SivisaWeb

20/06/2014


O Grupo Estadual de Vigilância Sanitária da Baixada Santista (GVS XXV) desencadeou processo de capacitação para as equipes municipais de Vigilância Sanitária (VISA-M), condição para a implantação do Sistema de Informações em Vigilância Sanitária (Sivisa) em plataforma web

A capacitação compõe-se de três módulos.

Dois módulos teórico-práticos, com ênfase na Portaria CVS nº 4, de 2011, em relação aos Serviços de Saúde; já foram realizados em trinta de maio e em cinco de junho com participação de 72 técnicos e funcionários administrativos, no auditório do prédio regional da Secretaria de Estado da Saúde (programação).

O 3º módulo será realizado em cada uma das nove VISA-M da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) com base num estudo de caso e exercícios propostos.

A metodologia adotada nos encontros teórico-práticos envolveu a realização da leitura do texto da Portaria CVS nº 4/11, com base numa lista de perguntas e no manuseio dos anexos e tabelas para a regularização sanitária de um serviço de saúde fictício escolhido pelos participantes.

As aulas sobre os fundamentos, conceitos e conteúdo da Portaria CVS nº 4/11 e sobre as suas interfaces com o Sivisa  foram preparadas de modo a promover participação dos presentes com apresentação de dúvidas e propostas. Muitas delas estiveram voltadas para as implicações da implantação do Via Rápida Empresa no processo de trabalho da Vigilância sanitária, a partir da experiência da Vigilância Sanitária de Itanhaém.

O cronograma para a realização do 3º módulo, com a discussão das dúvidas específicas de cada equipe, a partir do estudo de caso e exercícios propostos, e com a indicação dos procedimentos de limpeza prévia do Sivisa-offline,  em cada uma das Visa-M, encontra-se definido e será finalizado com a passagem para o SivisaWeb até final de outubro.