Notícias

Outubro Rosa: ações da Vigilância Sanitária para melhoria da qualidade da imagem de mamógrafos na Baixada Santista

04/11/2014


A prevenção do câncer de mama é uma prioridade do Sistema Único de Saúde e um problema de Saúde Pública relevante na Região Metropolitana da Baixada Santista. A Vigilância Sanitária tem importante papel nas ações do Programa Nacional de Qualidade de Mamografia, o que tem ensejado ações de capacitação técnica e inspeção sanitária na Baixada Santista desde 2009.

Considerando tal contexto e as atividades do “Outubro Rosa”, o Grupo Estadual de Vigilância Sanitária promoveu o Encontro “A qualidade da Imagem de mamógrafos e as ações de Vigilância Sanitária” no dia 24 de outubro de 2014, como oportunidade para amplo debate sobre fatores que influem na qualidade de imagem produzida por mamógrafos, a partir da experiência de inspeções sanitárias compartilhadas Estado – Municípios  desenvolvidas desde 2012.

A programação do Encontro incluiu: a abertura  feita pela presidente da Organização Não governamental Instituto NEOMAMA, atuante em prol das mulheres acometidas por câncer de mama na Baixada Santista; um balanço de encontros, capacitações teórico-práticas e inspeções sanitárias realizadas desde 2009 na Baixada Santista e, em especial no município de Santos onde se encontram 14 dos 36 mamógrafos da região; e, uma palestra sobre aspectos técnicos que interferem na qualidade de imagem de mamógrafos,  proferida pelo físico Paulo Senise.

Participaram do encontro 43 profissionais de saúde sendo: 17 profissionais que atuam em Serviços de Radiodiagnóstico de Imagem, 18 autoridades sanitárias dos nove municípios que atuam diretamente na condução de inspeções sanitárias nesse segmento, cinco alunos da UNISANTOS e dois representantes do Instituto NEOMAMA.

A aproximação entre Serviços de Radiodiagnóstico de Imagem e Vigilâncias Sanitárias com  base em debate de aspectos técnicos foi muito proveitosa. Houve oportunidade para esclarecimentos sobre a amplitude e importância  do Programa de Garantia de Qualidade, exigido pela Portaria nº 2898/2013, além das demais legislações - base para a atuação em inspeções sanitárias, o que  tem promovido significativas melhoras no controle de fatores de risco que afetam a qualidade das imagens de mamógrafos da região.