Notícias

Encontro Regional discutirá experiências da Vigilância Sanitária na Baixada Santista no contexto do Sistema Único de Saúde.

11/12/2014


O Encontro Regional da Vigilância Sanitária ao final de cada ano tem sido uma oportunidade  de confraternização e troca de experiências entre equipes das Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISA-M) dos nove municípios da Baixada Santista e representantes das instituições parceiras – Instituto Adolfo Lutz (IAL), Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE XXV), Departamento Regional de Saúde (DRS 4), Centros Regionais de Referência de Saúde do Trabalhador – Santos e Cubatão (CEREST).

Como ocorre desde 2007 este Grupo Técnico, que compõe o Sistema Regional de VISA, também se encontra mensalmente para debates técnicos e alinhamento de condutas das VISA-M na região, com coordenação do Grupo Estadual de Vigilância Sanitária (GVS XXV). O Encontro de final de ano busca sempre destacar o que de melhor de pôde produzir ao longo do ano.

O Encontro do ano de 2014 ocorrerá no dia 18 de dezembro, a partir das 9h,  num local especialmente agradável, o SESC de Bertioga, rodeado por árvores, passarinhos e à beira-mar. Um lugar ideal para que reflitamos sobre as ações de Vigilância Sanitária que melhor expressem nossa importância no contexto do Sistema Único de Saúde.

Muito do que as Vigilâncias Sanitárias fazem não é percebido como contribuição para a proteção da saúde da população. Pouco se destaca dessas ações em sua relação com os objetivos de melhoria da qualidade da assistência à saúde e a segurança do paciente. Este Encontro será dedicado a recuperar o significado fundamental de algumas das experiências de VISA desenvolvidas em 2014: em que puderam colaborar para prevenir agravos e doenças  e proteger a sociedade de riscos à saúde.

Contaremos com a participação de Ana Maria Azevedo Figueiredo de Souza, médica sanitarista, com ampla experiência em Vigilância Sanitária, que nos ajudará a refletir sobre as experiências que serão relatadas. Teremos também como convidados especiais o técnico Rubens José Mário Júnior da Divisão de Meio Ambiente (SAMA) do Centro de Vigilância Sanitária e o físico Paulo Senise que acompanham nossos programas regionais – PROAgua e VISA de Mamógrafos, respectivamente.

            Das muitas ações realizadas, selecionamos aquelas que melhor expressam a inserção da Vigilância Sanitária no contexto do Sistema Único de Saúde e sua inserção na construção das Redes de Atenção prioritárias definidas pelas políticas públicas de governo, federal, estadual e regional. Também procuramos selecionar experiências que revelem a abrangência de áreas de atuação da VISA e as necessárias integrações VISA Estadual – VISA Municipais e da VISA com outras instâncias e setores, para que um resultado significativo tenha possibilidade de ocorrer.

 

 

PROGRAMAÇÃO

9h00– Recepção

9h30 – Abertura pela anfitriã – VISA DE BERTIOGA

9h40 - Copa do Mundo e a atuação das VISA – uma atuação intersetorial

10h00 - Laudos Técnicos de Avaliação Físico-funcional (LTA): prevenção de fatores de risco e atuação multiprofissional.

10h15 - Redução de Mortalidade Materno-Infantil e a atuação de Vigilância Sanitária

10h45 - Qualidade de Imagem de Mamografia e Prevenção do Câncer de Mama

11h15 - A capacitação continuada das equipes de VISA e a qualidade dos serviços hemoterápicos.

11h45 - A crise hídrica no Estado de São Paulo e o realinhamento do Proagua.

12h15 -   Avanços da gestão do processo de trabalho do Sistema Regional de Vigilância Sanitária na Baixada Santista

12h30- Debate sobre os desafios para a atuação da Vigilância Sanitária na Baixada Santista

13h30- Almoço de confraternização