Franco da Rocha

GVS de Franco da Rocha e parceiros promovem Capacitação sobre Saúde e Saneamento Ambiental

15/08/2023


No dia 11/08, o GVS IX - Grupo de Vigilância Sanitária de Franco da Rocha do Centro de Vigilância Sanitária promoveu capacitação sobre o tema "Saúde e Saneamento Ambiental", buscando discutir os riscos decorrentes do saneamento ambiental inadequado à saúde pública na sua área de abrangência.
 
 
O painel do período da manhã buscou promover discussões sobre o Perfil Epidemiológico das Doenças Ocasionadas pela Exposição ao Saneamento Ambiental Inadequado na região de Franco da Rocha, assim como as ações realizadas para o seu enfrentamento pelas Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e de Meio Ambiente dos seus cinco municípios: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.
 
 
Contando com apresentações de profissionais do GVS IX, Mário César Lopes Nascimento e do GVE IX, Pedro Carmo de Souza, o eventou também teve palestras do Diretor da Divisão de Meio Ambiente do CVS, Luís Sérgio Ozório Valentim e do Setor de Atendimento a Emergências Químicas da CETESB, Mauro de Souza Teixeira.
 
 
Já no período da tarde, foram relatadas as Experiências Exitosas relacionadas ao Enfrentamento dos Riscos Ambientais pelas equipes de Vigilância Sanitária. Vale salientar que tais experiências foram compartilhadas com profissionais convidados dos Setores de Obras, Meio Ambiente e Atenção Básica à Saúde dos cinco municípios.
 
 
Tal modelo de capacitação, que promoveu a caracterização dos riscos e integrou as partes interessadas na busca das soluções a serem desenvolvidas, será de grande utilidade no desenvolvimento de uma sensibilização do setor Saúde e Meio Ambiente para a discussão da revisão dos planos municipais de Saneamento Básico e Ambiental, que já constam na Agenda Pública regional, estadual e nacional.