Notícias

Governo Paulista leva temas de Vigilância para a COP27

10/11/2022


A 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP27) ocorre no Egito desde 6 de novembro com o propósito de definir compromissos e metas para conter as mudanças climáticas, adotando para isto estratégias de âmbito global, regional ou local a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a resiliência das nações ao fenômeno.

O Governo do Estado de São Paulo tem participação ativa na COP27 e apresentará uma síntese de suas iniciativas por meio do documento SÃO PAULO GREEN ECONOMY 2023 (em inglês).  

Nele constam 3 atividades no bloco “Saúde” coordenadas diretamente pelo CVS, relativas aos programas de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proagua), Vigilância de Desastres Naturais (Vigidesastres) e temas de mudança climáticas inscritos no Plano Estadual de Saúde de São Paulo - PES 2020/2023.

As mudanças climáticas guardam relação direta com questões de saúde, motivo pelo qual os órgãos de Vigilância das diferentes esferas de atuação do SUS devem estar atentos e engajados nas ações coletivas para mitigação das causas e adaptação a seus efeitos.