Notcias

Em novembro tem incio o Ciclo de Eventos CVS Sade e Ambiente 2023

08/11/2023


Em 13 e 14 de novembro será realizado o 16º SEMINÁRIO HOSPITAIS SAUDÁVEIS (SHS), cujo tema Neste ano será AÇÃO CLIMÁTICA PARA TRANSFORMAÇÃO DO SETOR SAÚDE: REDESENHANDO A SAÚDE DO AMANHÃ, que ecoa o chamado da campanha da Organização Mundial da Saúde: “Aliança para Ação Transformadora sobre Clima e Saúde”.

Esta versão do SHS será híbrida, retomando o formato presencial e mantendo a transmissão ao vivo, modalidade iniciada em 2020. O Centro de Vigilância Sanitária - CVS irá realizar o SHS com apoio institucional do Hospital Israelita Albert Einstein e as parcerias das organizações Saúde sem Dano e Projeto Hospitais Saudáveis.

O Seminário contará também com uma atividade prévia nos dias 9 e 10 de novembro, das 14 às 17 horas, quando serão apresentados os melhores trabalhos da Sessão de Pôsteres e do Prêmio Amigo do Meio Ambiente – cem por cento virtual pela plataforma Zoom.

Um dos pontos altos do seminário será a entrega do PRÊMIO AMIGO DO MEIO AMBIENTE, promovido há 16 anos pela SES-SP, que este ano recebeu 105 projetos concorrentes de todas as regiões do Brasil e terá 15 premiados na Categoria Destaque. Teremos ainda a Cerimônia de Reconhecimento das organizações de saúde que realizaram inventários completos de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre outras atividades que compõem o SHS.

Veja aqui a programação completa e os modos de inscrição.

O SHS 2023 é parte do já tradicional CICLO ANUAL DE EVENTOS CVS SAÚDE E AMBIENTE, que contempla também os seminários SEGURANÇA QUÍMICA/ÁREAS CONTAMINADAS E SAÚDE (SAC), previsto para 28 a 30 de novembro, com o tema “Reduzir a exposição da população a substâncias químicas perigosas para assegurar um vida saudável e promover o bem-estar para todos”; e ÁGUA E SAÚDE (SAS), entre 5 a 7 de dezembro, com o tema “Escassez hídrica e demandas por água potável” este ano em suas 22ª e 13ª versões, respectivamente.

O objetivo central deste Ciclo de mais de duas décadas de realização – que já contou com a participação de mais de 600 especialistas do Brasil e de outros países – é conhecer com profundidade os contextos mais amplos e as contingências locais que determinam ou influenciam os processos de saúde e de doença associados aos fatores ambientais, condição essencial para uma atuação efetiva no controle do risco sanitário e na proteção da população.

Para tanto, o CVS e seus parceiros – todos com notória relevância no tema – buscam fomentar o diálogo ampliado com a sociedade e divulgar o conhecimento teórico e as práticas que amparam nosso caminhar civilizatório.