Notícias

ALERTA para prevenção de riscos à saúde em razão da onda de calor no território paulista

09/09/2024


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte do país, incluindo o território paulista, enfrenta nesses dias uma onda de calor acima da média para a estação.
Dados do Inmet indicam também situação crítica em razão da baixa umidade no extremo oeste do estado.
A situação implica riscos à saúde da população que demandam cuidados pessoais, entre eles a proteção ao sol e a hidratação constante, especialmente por parte das pessoas mais vulneráveis, conforme orienta o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde dispõe também de orientações e recomendações mais específicas para mitigar os riscos associados à saúde humana durante eventos e emergências em saúde pública por ondas de calor.
Além disto, as condições climáticas têm favorecido episódios de poluição do ar, em especial por partículas inaláveis finas. Dados recentes de monitoramento da qualidade do ar da Cetesb apontam condições “Ruim” ou “Muito Ruim” na maioria das estações instaladas na Capital, Região Metropolitana de São Paulo e interior.
As queimadas de vegetação que têm ocorrido nessas últimas semanas no território paulista e nacional, somadas às condições meteorológicas desfavoráveis, são uma das causas das atuais condições de poluição do ar.
O Ministério da Saúde conta com orientações gerais para minimizar a exposição humana à fumaça intensa causada por queimadas.