Cosmetovigilância


Cosmetovigilância é o conjunto de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos eventos adversos e quaisquer outros problemas associados a produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes.

A cosmetovigilância permite agregar o conhecimento dos riscos associados ao uso de cosméticos, desencadeando ações de caráter preventivo e corretivo por parte das autoridades sanitárias, com o objetivo de proteção da saúde da população.

O Centro de Vigilãncia Sanitária de São Paulo (CVS/SP) disponibiliza à população e aos profisssionais de saúde, um formulário eletrônico de  notificação que facilita a comunicação por parte dos usuários sobre problemas decorrentes do uso de cosméticos, como queixas técnicas ou efeitos indesejáveis.

A partir da análise das notificações recebidas é possível monitorar os efeitos resultantes da utilização de produtos cosméticos, de higiene pessoal ou perfumes que estejam disponibilizados no mercado, bem como o monitoramento do cumprimento da legislação vigente (proibição de substâncias, rotulagem, etc).

Conceitos importantes 

Cosmetovigilância: atividades relativas a detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos e quaisquer outros problemas associados ao uso de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.

Notificação: é o registro de uma ocorrência de evento indesejado ou queixas técnicas que deve ser comunicada à vigilância sanitária, órgão responsável pela adoção de medidas de proteção e/ou prevenção de problemas associados ao uso de produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfume.