Notícias

Centro de Vigilância Sanitária publica Coletânea de Normas e Orientações Ambientais para Ações do Sevisa

11/07/2018


O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (CVS/SES-SP) publicou, em formato de coletânea, um conjunto de normas e orientações técnicas que evidenciam o rico universo temático relativo às questões ambientais a cargo da Vigilância Sanitária no Estado de São Paulo.

Além de servir à consulta rápida dos profissionais das instâncias regionais e municipais do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa), a coletânea tem o propósito de permitir uma visão em perspectiva dos modos de se regular os fatores ambientais de risco à saúde que se manifestaram de diferentes formas no território paulista nas últimas duas décadas.
 
Ao agregar as normas e orientações mais representativas de temática ambiental elaboradas pelo CVS/SES-SP, num período de 27 anos (1991 a 2017), a publicação retrata modos de se abordar problemas sanitários que coincidem com o processo de estruturação da Vigilância Sanitária no estado de São Paulo, em consonância com as diretrizes constitucionais de descentralização hierarquizada das ações do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
Este acervo técnico e normativo demonstra o esforço do CVS/SES-SP em fazer valer os poderes legais conferidos à vigilância sanitária em São Paulo para bem avaliar e intervir nos fatores ambientais que implicam ameaças à saúde da população. Esperamos assim que esta coletânea seja útil para o trabalho cotidiano das equipes de vigilância sanitária e sirva também como apoio à reflexão sobre o fazer vigilância num estado tão complexo e desafiador como São Paulo. 
 
Clique aqui para acessar a Coletânia Técnica CVS 01 - Meio Ambiente 2018.