Notícias

Comitê Paulista da Água se consolida como importante fórum para aprimorar e integrar políticas públicas voltadas à garantia da potabilidade

06/07/2021


Em dois de julho foi publicada a Resolução Conjunta SES/SIMA-1/2021 que reestruturou o Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água Destinada ao Consumo Humano no Estado de São Paulo, implantado em 2014.  

O agora denominado “Comitê Paulista da Água (CPA)” é um fórum inédito no país para a integração das atividades de vigilância, controle e regulação direcionadas ou com reflexos na potabilidade da água.  

Iniciativa conjunta das Secretarias da Saúde (SES) e de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), o CPA é composto por profissionais do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), Companhia Ambiental Paulista (Cetesb), Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) e Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).  

Além destes órgãos, a resolução prevê a participação de outras instituições com competências e interfaces diretas ou indiretas nos assuntos atribuídos ao Comitê.  

O Comitê tem entre suas atribuições “avaliar os contextos de exploração, uso e qualidade dos mananciais superficiais e subterrâneos, assim como as tendências de disponibilidade e demanda dos recursos hídricos e seus reflexos na produção da água para consumo da população paulista”.