Notícias

Treinamento: Coleta de Água Tratada para Diálise

14/09/2022


O Centro de Vigilância Sanitária em parceria com o Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizou Webconferência (7/6/22) referente ao "Programa Estadual de Monitoramento da Água Tratada para Diálise - PEMAT - SD: coleta de amostras nos Serviços de Diálise", instituído pela Portaria Conjunta CVS-IAL nº 7/2019.

O treinamento foi destinado aos técnicos do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária - Sevisa, compreendendo os municípios que possuem Serviços de Diálises em seus territórios e os Grupos e Subgrupos de Vigilância Sanitária estaduais. 

 

Na ocasião, os inspetores aprenderam a técnica de como realizar a coleta de amostra de água tratada em um Serviço de Diálise (SD) para análise no IAL, considerando os ensaios a serem realizados, como: determinação de bactérias heterotróficas; endotoxinas bacterianas; presença de coliformes; análise físico-química; e, à análise de metais, para os SD novos. Destacou-se os parâmetros utilizados para indicar a satisfatoriedade das amostras, preconizados pela Resolução RDC/Anvisa 11/2014, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Diálise. 

 

Aproveite a oportunidade de assistir a referida Webconferência, clicando aqui