Notcias

Dia Mundial da Segurana do Paciente

11/09/2020


A Segurança do Paciente é uma estratégia de saúde mundial para garantir a segurança e a qualidade na assistência médica à população. Ela envolve a participação da instituição, do paciente, familiar, acompanhante e do profissional da saúde, com o objetivo de diminuir a ocorrência de danos ao paciente.

O dia 17 de setembro foi escolhido na 72 Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) para se  comemorar mundialmente esta estratégia.

Você que é paciente, familiar ou acompanhante, sabe como contribuir para a Segurança Paciente?

No estado de São Paulo, o Centro de Vigilância Sanitária possui um Canal de Ouvidoria para a captação de elogios, denúncias, reclamações, críticas e sugestões voltadas ao cidadão. Tal canal requer a identificação do denunciante e da instituição para ações e posteriores devolutivas, se pertinente. 

Para você contribuir e aumentar a segurança na assistência à saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um manual orientativo: Como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes. Nele você encontra orientações sobre ações voltadas à proteção do paciente contra riscos para incidentes que possam causar danos à saúde; direitos dos pacientes, além de informações sobre o Módulo Cidadão, que é um sistema de notificação presente no site da Anvisa. Ele é um canal para você informar aos órgãos de vigilâncias sanitárias nacional, estadual e municipal sobre qualquer atendimento ou procedimento que tenha provocado dano à sua saúde ou a de alguém que você conheça. O que você relatar será analisado e o serviço de saúde envolvido deverá criar ações de melhoria para que tal ocorrência não se repita.

A sua participação é essencial, para a tomada de ações que estabeleçam e ampliem, a cada dia, uma assistência segura e de qualidade aos usuários em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.

Observação:

  • Os dados sobre os notificadores são confidenciais, obedecidos os dispositivos legais, e sua guarda é de responsabilidade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
  • A identificação do notificador não será divulgada para o serviço de saúde e é importante para que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária possa esclarecer dúvidas referentes à notificação realizada.
  • Sua notificação não será analisada individualmente e não resultará na punição dos envolvidos.

Conheça e Participe!